Assembleia Legislativa do Estado aprova projeto que prevĂȘ uso de nome social para transsexuais


A Assembleia Legislativa do CearĂĄ aprovou, nesta quinta-feira (4), por 18 votos a favor e cinco contra, um projeto de lei que permite Ă s pessoas transsexuais e travestis o uso do nome social no Estado. A proposta, de autoria do deputado Renato Roseno (PSOL), foi alvo de criticas da bancada religiosa da Casa.

De acordo com o projeto, o direito ao nome social serĂĄ exercido nos registros e no preenchimento de fichas de cadastros, prontuĂĄrios, formulĂĄrios e documentos do mesmo gĂȘnero, no envio e recebimento de correspondĂȘncias, na manutenção de registros e sistemas de informação, e tambĂ©m na forma usual de tratamento.

O deputado ApĂłstolo Luiz Henrique (PP), um dos que votaram contra a proposta, disse em discurso que vĂȘ problema no projeto para as crianças. Isso porque um trecho do projeto de lei diz  que o menor de 18 anos poderĂĄ manifestar o desejo, por escrito, de utilização do seu nome social, que serĂĄ feita mediante autorização dos pais ou responsĂĄveis ou por decisĂŁo judicial.

Votaram contra os deputados estaduais ApĂłstolo Luiz Henrique (PP), David Durand (PRB), Nelinho (PSDB), Walter Cavalcante (MDB) e Manoel Duca (PDT).

via CearĂĄ Agora

Postar um comentĂĄrio

0 ComentĂĄrios