Em Crato, crianças homenageiam Nossa Senhora da Penha no último dia da novena festiva


Do coral às orações. O último dia da novena alusiva a Nossa Senhora da Penha, padroeira diocesana e da cidade de Crato, celebrado neste sábado, dia 31 de agosto, foi marcado pelas homenagens das crianças. Elas saíram em procissão do Seminário São José, ao fim da tarde, rumo à Praça da Sé, rezando e cantando com a espontaneidade, a ternura e a leveza que lhes são próprias.

Ao som do coral “Anjos em Coro”, o cortejo seguiu com um grupo de escoteiros empunhando uma grande faixa, que anunciava: “Virgem da Penha, nós te amamos”. Um pouco atrás, outro grupo erguia um andor com a Imagem d’Ela. E seguindo-a, meninos e meninas, de faixas etárias distintas, acenavam com balões azul e branco, sempre à vista dos pais, avós ou responsáveis. Durante o trajeto, que durou cerca de uma hora, outras crianças foram unindo-se à procissão.

A auxiliar de serviços gerais, Janaina Maia, cedo preparou os dois filhos: Jackson, de cinco anos; e Jaciane, de nove. A menina disse que percorrer as ruas ajudou a lembrar, por exemplo, o que tem aprendido na catequese.

A ideia de promover esse momento especial com as crianças partiu do bispo, Dom Gilberto Pastana. “É bom que as crianças aprendam, desde muito cedo, a amar Nossa Senhora. E, amando-a, aprendem muito com Ela”, disse. O cura da Catedral, Padre José Vicente Pinto, partilhou da iniciativa, acrescentando: “As crianças, na sua idade pouca, mas no seu jeito infantil, conseguem mobilizar e atrair os adultos. E, juntos, todos formam famílias devotas”.

Os frutos dessa devoção foram colhidos já no próprio percurso. A decoradora Josefa Santana, por exemplo, levou três netos. Um deles, Miguel, de cinco anos, comentou: “Essa Igreja é divertida”.

Última dia da novena festivaAo fim da procissão com as crianças, teve início, no largo da Sé Catedral, a última noite da novena preparatória, seguida de Santa Missa, presidida por Dom Gilberto, concelebrada por padres da Diocese.

Neste domingo, dia 1º de setembro, Eucaristia será celebrada em três horários: às 7h, às 9h e às 16h, seguida de procissão pelas principais ruas da cidade, culminando com a Bênção do Santíssimo Sacramento e show pirotécnico.
Por: Patrícia Mirelly

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem