Mães do projeto “Filho especial, mãe escolhida” recebem atendimentos da Campanha Outubro Rosa


O projeto “Filho especial, mãe escolhida”, da Secretaria da Saúde de Juazeiro do Norte (SESAU), promoveu, em alusão à Campanha Outubro Rosa, atendimentos voltados à saúde da mulher para 24 mães de crianças com necessidades especiais que são acompanhadas pelo projeto.

Em três quartas-feiras consecutivas, essas mães foram atendidas pelas equipes da Unidade Básica de Saúde Frei Jeremias, no bairro Franciscanos, com o apoio ainda de estudantes de enfermagem da Universidade Regional do Cariri (Urca).

Na ocasião, elas receberam orientações e tiraram dúvidas sobre a realização dos exames preventivos do câncer de mama e do colo do útero, como o autoexame das mamas e a mamografia. Foi realizado exame citopatológico, além de testes rápidos para HIV, sífilis, hepatites B e C, bem como foram disponibilizados outros exames laboratoriais.

Para Claudia Leite, mãe de uma criança de 7 anos com autismo severo, retardo mental grave e retardo motor, o momento foi importante para que as mães também cuidem de si. “Eu achei muito bom, porque eu não consigo tirar um tempo para me cuidar. Eu não tenho como ir cedo, e quando eu vou ao posto já tem acabado. Então esse momento foi pensado na gente, tudo programado as datas e horários de cada uma”, afirmou.

O projeto “Filho especial, mãe escolhida” tem como objetivo valorizar a grandeza do papel da mãe em tempo integral, a quem geralmente cabe toda a sobrecarga de cuidados e a responsabilidade pelos tratamentos dos filhos.

Conta atualmente com 43 mães de crianças com microcefalia, paralisia cerebral ou doenças genéticas raras que realizam terapias de habilitação e são acompanhadas pela SESAU.

Acessória imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem