
Por mais um mĂªs, a Secretaria da Segurança PĂºblica e Defesa Social (SSPDS) contabilizou novamente um nĂºmero positivo para o CearĂ¡. JĂ¡ contando com o mĂªs de outubro, o Estado chega a 64% de reduĂ§Ă£o nos roubos de cargas, no acumulado do ano, em todo o territĂ³rio cearense.
Em 2019, durante os dez meses do ano, foram 80 crimes. JĂ¡ em 2018, nesse mesmo perĂodo, foram 224 casos, de acordo com informações copiladas pela GerĂªncia de EstatĂstica e Geoprocessamento (Geesp) da SuperintendĂªncia de Pesquisa e EstratĂ©gia de Segurança PĂºblica (Supesp).
“O Estado do CearĂ¡ vem se destacando pelo uso da tecnologia e do fortalecimento dos procedimentos junto aos trabalhos policiais. Com o envolvimento das investigações da DRFVC (Delegacia de Roubos e Furtos de VeĂculos e Cargas) e o aprimoramento da pronta-resposta da PolĂcia Militar, atravĂ©s da plataforma Spia (Sistema Policial Indicativo de Abordagem), a Segurança deu esse grande salto na melhoria dos Ăndices que se referem aos roubos de cargas, que por sua vez, reduzem os valores dos fretes e impactam nos valores das mercadorias que chegam aos consumidores finais”, pontuou AloĂsio Lira, superintendente de Pesquisa e EstratĂ©gia de Segurança PĂºblica.
SĂ³ em outubro, a queda nos roubos foi de 67%, indo de 15 para cinco casos. O mĂªs de setembro apresentou uma reduĂ§Ă£o de 60%, indo de 20 crimes desse tipo, em 2018, para oito, em 2019. JĂ¡ agosto, o segundo mĂªs com maior queda percentual, foi de 23 roubos para cinco, com uma retraĂ§Ă£o de 78%.
Julho foi de 19 para nove casos, com diminuiĂ§Ă£o de 53%. Em junho, terceiro mĂªs com maior reduĂ§Ă£o neste ano atĂ© o momento, a queda foi de 77%, indo de 26 crimes para seis. JĂ¡ em maio, a reduĂ§Ă£o foi de 60%, passando de 30 casos para 12, no mesmo perĂodo de 2019.Em abril, o Ăndice criminal foi de 20 roubos, em 2018, para 11, o que corresponde Ă reduĂ§Ă£o de 45%.
De todos os meses deste ano, março foi o perĂodo com a maior queda, indo de 26 ocorrĂªncias para cinco, o que equivale a uma reduĂ§Ă£o de 81%. JĂ¡ fevereiro, registrou 52% a menos nos crimes, indo de 21 para 10 casos. Por Ăºltimo, janeiro deste ano registrou nove crimes, com uma queda de 63%, quando comparado ao primeiro mĂªs do ano passado, quando ocorreram 24 roubos.
“Isso Ă© sĂ³ mais um reflexo da construĂ§Ă£o de polĂticas desenvolvidas pelo Governo do CearĂ¡, tendo Ă frente o governador Camilo Santana. Destaco inclusive a parceria existente entre a SSPDS, a PolĂcia RodoviĂ¡ria Federal e a Universidade Federal do CearĂ¡, que atuam para construir soluções inovadoras para o Estado, alĂ©m do trabalho da Aesp (Academia Estadual de Segurança PĂºblica), no que se refere Ă preparaĂ§Ă£o e aculturamento dos policiais para os novos desafios que a Segurança PĂºblica impõe”, destacou Lira.
via News Cariri
0 ComentĂ¡rios