1

Enfermeiros e técnicos de enfermagem participam de capacitação sobre registro de dados de aplicação de vacinas


A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação de Imunização, finalizou na sexta-feira (20), a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre o registro de dados de aplicação de vacinas e outros imunobiológicos nas Unidades de Atenção Primária à Saúde.

As orientações repassadas aos profissionais de saúde foram sobre o Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), que deixará de funcionar no dia 31/12/2019, e a partir do dia 02/01/2020 essas informações terão que ser registradas diretamente no sistema do próprio município.

O SI-PNI é responsável por reunir as informações de vacinação de todo o país. Para isso, são utilizados sistemas informatizados que facilitam o acompanhamento por todos os gestores.

De acordo com a enfermeira e consultora Leicy Sampaio, que conduziu a capacitação, o objetivo fundamental do SI-PNI é possibilitar uma avaliação dinâmica do risco quanto à ocorrência de surtos ou epidemias, a partir do registro dos imunos aplicados e do quantitativo populacional vacinado, que são agregados por faixa etária, em determinado período de tempo, em uma área geográfica. Por outro lado, possibilita também o controle do estoque de imunos necessário aos administradores que têm a incumbência de programar sua aquisição e distribuição. “É de suma importância que a população atualize os cadastros no Programa Crato Cuidando de Você, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências para a atualização”, explicou.

As orientações aos enfermeiros e técnicos iniciaram na terça-feira (17) e envolveu as equipes de todas as UBS’s do município.

Fonte Acessória Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem