Águas do rio São Francisco já abastecem o último reservatório antes de entrar no Cariri


Barragem de Salgueiro (PE) em teste de bombeamento da terceira estação elevatória da Transposição do Rio São FranciscoO Ministério de Desenvolvimento Regional (MDR) divulgou na quarta-feira, 22, imagens do reservatório de Negreiro no município de Salgueiro (PE) transbordando devido às águas do rio São Francisco.

A vazão do Negreiro está abastecendo a barragem de Milagres, na cidade de Verdejante em Pernambuco. O prazo estipulado para que as águas comecem a encher o primeiro reservatório cearense é o fim de março. 
Embora o último reservatório de Pernambuco na linha de transposição do rio já esteja recebendo recursos hídricos, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), estima que levarão cerca de 3 meses para que a Barragem de Milagres possa abastecer demais localidades.

De acordo com a estruturação da canal do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf), em solo cearense, as águas do rio devem abastecer primeiro a barragem de Jati, na região do Cariri. 
Da barragem de Jati, o recurso hídrico segue até até Missão Velha, onde será direcionado ao Riacho Seco, seguindo pelo Rio Salgado até desaguar no Rio Jaguaribe, onde cairá no maior reservatório do Estado, o Açude Castanhão.

O trajeto deve ser feito de acordo com o projeto do Cinturão das Águas do Ceará (Cac), e deve abastecer toda a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e diversas localidades do sertão cearense.                 

   (O Povo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem