Candidata cearense do Enem aponta erro na nota e recorre ao Ministério Público Federal


Fazendo pela quinta vez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Ana Letícia da Silva Alves, de 21 anos, moradora de Acarape, no Ceará, acreditava que dessa vez conseguiria notas suficientes para conseguir vaga no curso desejado, o de Comunicação Social – Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará. Contudo, ao receber o resultado, a surpresa foi perceber que a nota na prova de Linguagens não correspondia ao número de questões que acertara. 

O Inep afirmou que faria a correção das notas. Na tarde desta segunda-feira (20), candidatos afirmaram que já tiveram a revisão da nota. 

Ana Letícia diz que foi uma dos seis mil candidatos estimados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) que tiveram erros nas correções das provas, sofrendo quedas que chegam a mais de 400 pontos nos resultados.

Preocupada com o possível erro, ela recorreu ao Ministério Público Federal. Além disso, relatou a reclamação em e-mail oficial criado pelo Inep, disponível aos candidatos até as 10h desta segunda-feira (20). 

“Minha nota de Linguagens não condiz com a quantidade que eu acertei. Acertei 34 e tirei 612,4. Com esse número de questões deveria ter tirado, no mínimo, 650. Essa nota me prejudicou bastante. E ano passado eu fiz o Enem com tanta vontade que a minha nota da redação foi 980, pra chegar esse ano e eu não conseguir de novo, é frustrante”, desabafa Ana Letícia, sobre a prova objetiva com 45 questões e a prova de redação, cuja nota máxima é 1.000. 

Vagas no Sisu 
O Inep confirmou a manutenção da data de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para esta terça-feira (21), porém prorrogou o tempo em que a plataforma estará disponível, até as 23h59 do próximo domingo (26). Até então, as inscrições iam até sexta-feira (24). 

A queda na nota pode representar a perda da vaga em uma universidade federal, disputada pelo Sisu. O desempenho no Enem é critério para concorrer a uma das 237 mil vagas em 128 instituições de todo o país – quanto maior a nota, maior a chance de entrar.

Os relatos de erros começaram a aparecer nas redes sociais assim que os resultados individuais foram divulgados na sexta (17), e a hashtag “errosnoenem” logo ficou entre os tópicos mais comentados. No sábado (18), o ministro da Educação, Abraham Weintraub, e o presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmaram que houve, sim, “inconsistências” na correção. 

A princípio o erro havia atingido apenas a correção de gabaritos do 2º dia, quando houve provas de ciências da natureza e matemática. Neste domingo (19), o Inep afirmou que a revisão será feita nos dois dias do exame.                     (G1 CE)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem