Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Crato realiza sua primeira reunião do ano e discute metas para 2020


No último dia 15 de janeiro, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente do Crato (COMDEMA) realizou sua primeira reunião de 2020.

O momento, conduzido pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial (SMADT), Brito Junior, aconteceu na Sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. A reunião teve como pauta, as ações do município do Crato junto ao Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Região do Cariri (CGIRS Cariri) e também os trabalhos para consolidação de Defesa dos Ambientes Protegidos, em especial a Área de Preservação Permanente (APP) do Rio Batateiras, na Cascata, localizada nas adjacências do Sítio Rosto.

Na ocasião, os conselheiros se fizeram presentes e com importantes intervenções, foram feitas deliberações e consolidadas ações em defesa do Meio Ambiente do município, colaborando com a gestão municipal no cumprimento das metas ambientais.

Também foi falado sobre os Campos de Produção de Mudas (Viveiro Municipal) do município do Crato, que se prepara para iniciar as ações de doações e plantio de 2020. Com mais de 100.000 sacolas trabalhadas, o maior Viveiro de Mudas do Interior do Estado concentra esforços para as campanhas de plantio durante o ano.

De acordo com o secretário Brito Junior, em 2019, mais de cem mil mudas foram distribuídas para a população, entidades e municípios das regiões Sul e Centro Sul do Estado, se destacando com distribuição recorde. “Assim como nas importantes campanhas da Gestão Municipal, como o Programa Prefeitura na Comunidade, levamos mudas a diversos lugares do município, colaborando com o desenvolvimento ambiental e as importantes ações de reflorestamento”, destacou.

De responsabilidade da SMADT, o Viveiro de Mudas do Crato é um dos mais importantes equipamentos da cidade, contando com atuação de servidores municipais. “Esse ano, buscaremos importantes parcerias e também a implementação de reforma de seu campo para melhor atender a população do Crato”, reitera Brito Junior.

Ainda, na ocasião, foi comentado que já está aberta a 13ª edição do Programa Selo Município Verde, e o Crato mais uma vez lançará candidatura para garantir a certificação. Contemplado nas últimas nove edições, esse ano, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial se antecipou com toda a documentação necessária, estando tudo pronto para apresentar os dados e estratégias da gestão municipal para alcance de melhorias na área ambiental.

A certificação é a garantia de que o Crato está no caminho certo do desenvolvimento sustentável, respeitando o meio ambiente e buscando a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos e visitantes.

POR VANDERLAN

Fonte Acessória Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem