Fortaleza atinge meta da ONU e reduz número de mortes no trânsito pela metade em 10 anos


Fortaleza reduziu em 50,3% o número de mortes no trânsito em 10 anos. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira (16) pela Prefeitura de Fortaleza. Com o resultado, a capital cearense se tornou uma das primeiras cidades no mundo a atingir a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de reduzir pela metade a taxa de óbitos no trânsito.

A meta foi alcançada antes de terminar o prazo, que vai até o fim deste ano. Em 2019, foram registrados 7,4 óbitos por 110 mil habitantes, e em 2010 o índice era de 14,9 óbitos.Os motociclistas representaram 44,2% das mortes nesse período. Segundo os dados da prefeitura, o perfil mais comum das vítimas são os condutores de motocicletas com idade entre 30 e 59 anos.

Em seguida, vêm os pedestres (40,6%), ciclistas (10,7%) e ocupantes dos veículos de quatro rodas (4,6%).O superintendente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC), Arcelino Lima, destacou medidas implantadas na cidade nos últimos anos.“Há sete anos temos trabalhado para que vidas sejam preservadas, oferecendo condições seguras de deslocamento.

A nossa presença ostensiva nas vias da cidade vem mudando o comportamento de condutores e pedestres no sentido de criar uma cultura de respeito às normas de circulação do trânsito”, explicou Arcelino.Uma das principais ações foi a ampliação da rede cicloviária, que cresceu 319%.

Ainda no primeiro semestre deste ano, está prevista a implantação de ciclofaixas em vias movimentadas da cidade, como Avenida Antônio Sales, Avenida Coronel Carvalho, Rua Desembargador Hermes Paraíba, e outras.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem