Passam de 1.000 os fósseis doados para Museu Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri


A Universidade Regional do Cariri (URCA), através do Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, em Santana do Cariri, está realizando a campanha institucional “Lugar de Fóssil é no Museu”, lançada em dezembro do ano passado, e que já chegou a arrecadar mais de 1.050 fósseis para o equipamento. 

A campanha tem a finalidade principal de conscientizar a população sobre a importância de manter essas peças no espaço voltado para a salvaguarda e pesquisa científica, priorizando o material como patrimônio da humanidade. A campanha foi iniciada com a doação para o museu de cerca de mil peças, pelo aluno Natanael Alves, de Santana do Cariri. A entrega dos fósseis aconteceu formalmente no lançamento da campanha, sendo três espécies distintas de moluscos, duas de gastrópodes e uma de bivalve, para compor o acervo da instituição. 

O Reitor da Universidade, Professor Francisco do O’ Lima Júnior, enalteceu a importância da Campanha, ao destacar que Santana do Cariri é a Capital da Paleontologia, e essa estratégia de valorização vem auxiliar na promoção e salvaguarda do patrimônio, com ações integradoras para a história do Museu”, relatou. 

O morador de Santana do Cariri, Expedito Carlos do Nascimento, disse que é muito importante que as pessoas possam doar e a cidade precisa ficar cada vez mais reconhecida por essa riqueza e a conscientização das pessoas. “Vai ajudar muito o nosso Cariri, porque esse fóssil é nosso. Essa riqueza é nossa”, diz ele. Cada vez que as pessoas foram vender, estarão prejudicando a cidade. Para ele, é preciso que todos se sensibilizem para preservar esse material.

O Diretor do Museu, Professor Allysson Pinheiro, destaca a importância daqueles que quiserem contribuir com a campanha, pela valorização do patrimônio regional. Ele conclama a sociedade a se integrar nesse projeto, levando os fósseis até o museu, para que sejam realmente preservados. O diretor cita o exemplo do comerciante Expedito.

Fonte Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem