Veja a idade mínima da aposentadoria do INSS em 2020


Quem estava contando os dias para entrar com o pedido de aposentadoria no Instituto Nacional do Seguro Social pode ter que refazer os cálculos. Isso porque, desde 1º de janeiro deste ano, passaram a valer novas regras de transição, mais duras do que as que entraram em vigor logo após a publicação da reforma da Previdência em novembro do ano passado.

Em três transições o INSS passou a pedir mais seis meses de contribuição. As novas exigências valerão até o final de 2020.Na regra da idade mínima progressiva, por exemplo, para quem completar as condições neste ano, serão exigidos 61 anos e seis meses de idade para os homens (com mínimo de 35 anos de contribuição) e 56 anos e seis meses para as mulheres (com mínimo de 30 anos de contribuição).

Na transição por pontos, a exigência também subiu. Nessa regra, é considerada a soma da idade com o tempo de contribuição, que passou a ser de 87 pontos (mulheres) e 97 pontos (homens). Para as mulheres, a antiga aposentadoria por idade também mudou. Agora, as seguradas precisam ter 60 anos e seis meses de idade e 15 anos de contribuição.

Antes, a idade necessária era de 60 anos. A reforma não alterou os critérios de acesso à aposentadoria por idade para os homens. Eles ainda podem pedir o benefício ao completarem 65 anos de idade e 15 anos de contribuição.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem