Campus do IFCE em Juazeiro valida curso de Engenharia Civil


Por Redação Gazeta do Cariri. O campus de Juazeiro do Instituto Federal do Ceará (IFCE) validou em audiência pública, na última sexta-feira (31), a oferta do curso de Bacharelado em Engenharia Civil.

O processo de criação de cursos no Instituto Federal do Ceará se divide em duas etapas: estudo de potencialidades da região e implantação de curso. Os cursos identificados com as potencialidades da região são apresentados e validados durante audiência pública, com a participação popular de diversos segmentos da sociedade civil. 

Durante a audiência, a professora Mariana Brito expôs dados do estudo de potencialidade da região do Cariri, esse estudo consiste na caracterização territorial da região, contextualização das empresas e indústrias, empregabilidade da região, estudo e análise do índice de desenvolvimento do município e do produto interno bruto, arranjo produtivo local, vocação predominante na região, descrição detalhada da escolaridade, mapeamento dos cursos já existentes na região e candidatos em potencial, em conformidade com a lei de criação dos institutos federais. 

Em seguida,  o professor Alex Jussileno apresentou a proposta do curso, destacando o perfil humanista do Bacharelado em Engenharia Civil a ser oferecido pelo campus de Juazeiro do IFCE. Depois, o professor José Lima de Oliveira Júnior conduziu os trabalhos, passando  a palavra para a plateia. Ao final, todos os presentes aprovaram a oferta do curso. 

A audiência pública contou com a participação de estudantes de escolas públicas e particulares, representantes das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDES) de Juazeiro e Crato, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho , da Secretaria da Educação, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, da Fatec Cariri, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), da Universidade Federal do Cariri (UFCA), entre outros. O próximo passo será a elaboração do projeto pedagógico do curso. A expectativa é que a primeira turma de alunos ingresse no semestre 2020.2, após seleção pelo SISU.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem