Experiência com poesia torna comunidade cratense referência na região do Cariri


A comunidade do Gesso, em Crato, tem se tornado uma referência no trabalho com a poesia. Desde 2013, o Coletivo Camaradas vem desenvolvendo atividades de fomento à poesia, são rodas de poesia e leitura, oficinas, intervenções urbanas, lançamentos de livros e o Encontro da Poesia no Gesso, que está na sua terceira edição, a se realizar no período de 19 a 21 de março. 

No último domingo de cada mês a tradicional Roda de Poesia no Gesso reúne poetas de várias gerações e lugares do país. A Roda de Poesia reúne também outras linguagens artísticas e uma feira com artesanato, comidas e livros. Um dos destaques da Roda de Poesia são as crianças que protagonizam a ação lendo poemas autorais e de outros poetas. 

Na comunidade do Gesso é possível encontrar a poesia na rua, a intervenção urbana Poste Poesia é realizada todo mês, onde os postes de iluminação pública se tornam uma espécie de página de livro, onde as pessoas vão folheando os poemas a cada poste. 

Os Pontos de Leituras são espalhados nas mercearias da comunidade é possível encontrar também livros de poesia. Esse trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Coletivo Camaradas conta também com a parceria de escolas, ONGs, grupos de poetas e “artivistas”. 

Encontro da Poesia no Gesso 
De 19 a 21 de fevereiro será realizada o III Encontro de Poesia do Gesso, edição Nezite Alencar, que tem como tema Palavra, Território e Utopia. O Encontro é tem o objetivo de reunir o segmento da poesia da região do Cariri e é composto de oficinas, intervenções urbanas, cortejo, feira, exibições de vídeos, slam, sarau e outras apresentações artísticas. 

As atividades são realizadas nas escolas que compõe o Território Criativo do Gesso e no Terreiro do Coletivo Camaradas. 

Umas das novidades esse ano é a tentativa de envolver professores de língua portuguesa e literatura da Cidade no Encontro, visando aumentar a participação de estudantes que escrevem poemas.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem