Crato desenvolve trabalho de combate ao Aedes aegypti, com os cuidados relacionados ao coronavírus


A Coordenação de Vigilância em Saúde da Prefeitura Municipal do Crato vem realizando um trabalho educativo de prevenção e combate não só no contexto da pandemia do COVID-19, o Coronavírus, mas também em relação ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a coordenadora especial de Vigilância em Saúde, Arlene Sampaio, os agentes de endemias do município estão seguindo as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde durante a vigência da urgência do COVID-19.

Normas essas que orientam a não adentrar os domicílios, as visitas devem ser nas imediações do local (frente, fundos e lados das residências).“Os profissionais estão procurando estimular o autocuidado por parte do morador sobre as ações de combate a proliferação do mosquito, mantendo 2m de distância ou usando o interfone, bem como mantendo a distância de 2 metros de um agente para o outro.

Um trabalho de sensibilização para que a população aproveite o tempo em casa, no isolamento social, para vistoriar seus imóveis, evitando o acúmulo de água e eliminando focos do Aedes aegypti”, destaca Arlene.

Os agentes de endemias também estão realizando visitas em pontos estratégicos, como cemitério, ferros velhos, oficinas, prédios públicos e terrenos baldios.A melhor forma de prevenção é evitar o desenvolvimento do mosquito.

É muito importante eliminar os possíveis criadouros, como vasos de plantas, latões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, também estar alerta a recipientes pequenos como tampas de garrafas.

Cada um é parte fundamental nessa batalha contra o Coronavírus e o mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. A população precisa estar unida, mas cada um em sua casa respeitando as orientações acerca das medidas de prevenção.Com informações da assessoria de comunicação

via News Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem