Crato é a segunda cidade do interior do Ceará a receber o Orçamento Participativo da Defensoria Pública


Sobral recebeu primeira audiência pública do Orçamento
Participativo da DefensoriaPor Redação Gazeta do Cariri

Crato vai receber a segunda audiência pública para a construção do Orçamento Participativo da Defensoria Pública do Ceará. O encontro acontece na tarde da próxima segunda-feira, dia 16 de março, a partir das 13h, no salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA) (Rua Coronel Antônio Luiz, 1161 – Bairro Pimenta). A comitiva da Defensoria para ouvir as propostas da população já esteve em Sobral e vai passar ainda por Quixadá (01.04), Limoeiro do Norte (08.04), Crateús (06.05) e Fortaleza (13.05). 

Desde o início do mês, a Defensoria Pública do Ceará vem realizando audiências públicas para ouvir sugestões de defensores, assistidos, movimentos sociais e outros segmentos da sociedade sobre as atividades mais importantes a serem implementadas no ano de 2021. A iniciativa marca a construção do Orçamento Participativo da Instituição, que é também a primeira do sistema de Justiça do Ceará a abrir o seu orçamento para participação popular. 

“Já estamos na quinta edição do Orçamento Participativo e ao longo desses anos, conseguimos algumas vitórias. Eu acredito que o Orçamento Participativo é uma política de persistência e resistência, porque estamos escutando a população e lutando por melhorias. Com essa escuta, levamos para as autoridades, para o Poder Legislativo, os pleitos da população, mesmo quando não conseguimos avançar em um determinado ponto, sabemos que o que conseguimos significa muito”, destaca a defensora geral, Elizabeth Chagas. 

Na primeira etapa da edição deste ano, a população participou de uma consulta pública disponível no site da Defensoria e, presencialmente, nos núcleos de atendimento inicial e descentralizados da Defensoria Pública. Cerca de 1.700 propostas foram apresentadas por meio do preenchimento do formulário. Quem respondeu a consulta trouxe questões para a melhoria no atendimento, a redução do tempo de espera, interiorização da Defensoria, criação de mais núcleos, ampliação de canais de comunicação e de horários de atendimento, entre outros. 

A Defensoria Pública é a primeira instituição do sistema de justiça do Ceará a abrir o seu orçamento para a participação popular. Ao todo, 7.901 pessoas participaram das edições passadas, nos últimos quatro anos. O momento serve para que a população opine sobre as áreas que merecem mais atenção da instituição, no com objetivo de melhorar ainda mais o serviço prestado aos assistidos. A prática do Orçamento Participativo já foi referendada pelo Prêmio Innovare na categoria Defensoria Pública. 

Serviço 
2ª Audiência Pública do Orçamento Participativo 
Município Sede: Crato 
Dia: 16 de março 
Hora: 13 horas 
Local: Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – URCA – Rua Coronel Antônio Luiz, 1161 – Bairro Pimenta.

via Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem