Enem 2020: inscrições serão de 11 a 22 de maio; provas terão versões digital e tradicional


O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 foi divulgado nesta terça-feira, 31. O prazo de inscrições será dos dias 11 a 22 de maio de 2020. O período de pedidos de isenção de taxa já inicia no dia 6 de abril, próxima segunda-feira. 

Em 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) implementará duas versões de prova: a digital e a tradicional. São dois editais diferentes que podem ser acessados no site do Enem. 

Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020 devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos deve ser divulgado em 24 de abril. Posteriormente, será aberto prazo para apresentação de recursos, entre 27 de abril e 1º de maio, e os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital. 

O Inep reforça que a aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 não significa que a inscrição foi realizada. Os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para a edição 2020 do exames. 

Taxa de inscrição e datas das provas 
O valor de inscrição para o Enem 2020 é de R$ 85, o mesmo de 2019, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). O Enem Digital será aplicado nos dias 11 e 18 de outubro, e o Impresso nos dias 1º e 8 de novembro. 

De acordo com o Inep, a estrutura do exame continua na configuração de quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. A língua estrangeira (inglês ou espanhol) deverá ser selecionada pelo participante durante a inscrição. 

Enem Digital 
Novidade no Enem, a versão digital da prova será aplicada pela primeira vez em 2020. Segundo o Inep, 100 mil pessoas poderão fazer a prova no digital – a versão não será disponível para treineiros. 

A expectativa é que o modelo esteja consolidado até 2026. A estrutura da prova digital segue a mesma da impressa. Quatro provas, com 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. 

A inscrição para o Enem Digital também será realizada pelo Sistema Enem. 

Acessibilidade e inclusão 
O Inep garante atendimento especializado para participantes gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar, além de pessoas com deficiência. As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio, também no Sistema Enem. 

Os resultados serão divulgados em 29 de maio, seguido de uma fase para apresentação de recursos (sem data divulgada). O resultado final estará disponível no dia 10 de junho. 

Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.                   

   (O Povo)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem