Prefeitura de Juazeiro do Norte firma parceria com Unileão para funcionamento do castramóvel


Em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (04), a Prefeitura de Juazeiro do Norte, representada pela secretária executiva da Saúde, Glauciane Torres, firmou parceria com o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio – Unileão para funcionamento do castramóvel. Participaram da reunião o reitor da Unileão, Jaime Romero, e a coordenadora do curso de medicina veterinária, Juliana Almeida.

O castramóvel é um veículo adaptado para realização de castração de cães e gatos e foi adquirido pelo Município no final de 2019 com recurso de emenda parlamentar.

A Prefeitura procurou a instituição para propor a parceria devido a uma série de impedimentos legais que inviabilizam a Secretaria da Saúde de manter o funcionamento do equipamento, como a portaria 2.022/2017 do Ministério da Saúde, que afirma não estar incluído dentro das atividades de controle de zoonoses o controle em massa de populações de animais.

Além disso, a resolução 962 do Conselho Federal de Medicina Veterinária requisita uma estrutura de hospital veterinário e suporte técnico para o pré, trânsito e pós-operatório em caso de unidade móvel de esterilização.

A Unileão disponibilizará os profissionais do curso de veterinária, bem como o hospital veterinário da instituição para esse suporte, agregando o equipamento às atividades práticas do curso.

“Para a instituição é importante que o nosso estudante esteja inserido nas principais demandas da sociedade. Nós estamos unindo a Universidade com o poder municipal, somando esforços e conhecimento. Aceitamos o convite e juntos vamos fazer um trabalho excepcional”, destaca o reitor da Unileão, Jaime Romero.

A secretária executiva da Saúde, Glauciane Torres, agradeceu a parceria da Unileão, reforçando que o equipamento logo estará à disposição da população. “O prefeito Arnon Bezerra solicitou que a gente não medisse esforços para que o castramóvel pudesse cumprir a função ao qual se destina. Com o controle da natalidade desses animais conseguiremos dar melhor qualidade de saúde à nossa população”, ressalta.

Nos próximos dias serão definidos os detalhes jurídicos da utilização do veículo para assinatura do convênio, bem como o cronograma e fluxo dos atendimentos.

Fotos: Lino Fly
Fonte Assessória Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem