Primeira fase da campanha contra o sarampo encerra próximo dia 13


Iniciada no último dia 10 de fevereiro, em Crato, a primeira fase da Campanha de Vacinação contra o Sarampo, termina agora, dia 13 de março. As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município e o público-alvo são crianças e jovens dos 5 aos 19 anos de idade, que nunca tomaram nenhuma dose da vacina, que tenham registrado apenas uma, que perderam o cartão ou não lembram se estão com esquema de vacinação completo. É importante salientar que a vacina contra sarampo é considerada de rotina, estando à disposição da população durante todo o ano. Contudo, a campanha é feita para enfatizar a importância.

O objetivo da campanha é chegar em quem nunca tomou a vacina ou está com esquema incompleto. A imunização é o método mais eficaz. A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus. É uma doença altamente contagiosa.

A próxima etapa ocorrerá com foco nos públicos de 20 a 29 anos de idade e de 20 a 59 anos.

A mobilização nacional de vacinação contra o sarampo é uma estratégia do Ministério da Saúde para interromper a transmissão e eliminar a circulação do vírus no Brasil. A ação faz parte do Movimento Vacina Brasil, do Ministério da Saúde, que visa ampliar a cobertura vacinal de crianças e jovens, incluindo faixas etárias que ainda não haviam sido convocadas e nem vacinadas, evitando o risco de propagação da doença no país.

É importante não esquecer a caderneta de vacinação.

POR VANDERLAN

Fonte Assessória Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem