Último fim de semana de março deve apresentar chuvas isoladas


O último fim de semana do mês de março deverá ser de chuvas mais escassas em maior parte do território cearense. De acordo com a análise, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que o noroeste e o sul do Estado tenderão a concentrar os maiores acumulados.

Atualmente, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) apresenta-se com fraca atividade convectiva, que é a formação de nuvens mais favoráveis a chuvas expressivas. Este padrão vem sendo observado nos últimos dias.De acordo com a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, permanece, na altura do estado da Bahia, o sistema frontal estacionário que colaborou para precipitações no Ceará, mas sua atividade deve reduzir.

“Ela continua presente, no entanto, perdeu um pouco sua intensidade. Assim, a previsão para os próximos dias é de que haja uma redução nas chuvas, principalmente, entre sexta e sábado. Porém, observamos que a Ibiapaba e o Litoral Norte, que têm recebido chuvas consideráveis, permanecem com tendências favoráveis à continuidade, isso torna necessária a atenção, já que têm ocorrido alagamentos e enchentes”, reforça.

Amanhã, o Ceará deverá apresentar predomínio de céu variando entre parcialmente nublado e claro ao longo do dia com chuvas isoladas na Ibiapaba, no Litoral Norte e Cariri. Não estão descartados possíveis registros nas demais porções do estado, porém, a área de abrangência deve ser entre 5 e 20% de cada macrorregião.

Já no domingo (29), as condições não deverão ser tão diferentes, além do noroeste e sul, apenas a região Jaguaribana deverá ter um cenário relativamente melhor que no sábado.Fortaleza e RMFPara a Capital e RMF, que estão na área do Litoral de Fortaleza, são esperadas chuvas isoladas entre madrugada e manhã, sendo estes possíveis registros com intensidade de fraca a moderada.

ImportanteApesar da previsão indicada nesta sexta, a Funceme realizará novas análises nas manhãs de sábado e domingo. Caso ocorram mudanças nas condições de tempo, serão informadas por meio do aplicativo Funceme Tempo e também por meio do site.

via Ceará Agora

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem