
O governo do Equador informou nesta quarta-feira (31) que removeu 150 cadáveres que estavam em várias casas em Guayaquil. A cidade portuária enfrenta um colapso do sistema funerário após o aumento da demanda por conta da pandemia de coronavÃrus.
As autoridades não confirmaram quantas vÃtimas da Covid-19 estão entre os 150 mortos retirados em uma força-tarefa conjunta entre a polÃcia e militares criada pelo governo.
Jorge Wated, porta-voz da ação, disse à agência France Presse que falhas nas equipes de recolhimento dos corpos fizeram com que legistas não atendessem rapidamente aos casos. Além disso, o paÃs instaurou um toque de recolher de 15 horas por conta do coronavÃrus.
Denúncias em redes sociais
Como resultado, o povo de Guayaquil começou a publicar nas redes sociais vÃdeos de corpos abandonados nas ruas e mensagens de ajuda de parentes para enterrar seus mortos.
São diversos vÃdeos e testemunhos sobre pessoas morrendo fora dos hospitais e corpos esperando dias para serem coletados em casa.
A provÃncia de Guayas cuja capital é Guayaquil, concentra 70% dos casos da Covid-19 no Equador, que tem 2.758 infectados e 98 vÃtimas fatais desde 29 de fevereiro.
Fonte: G1
0 Comentários