Após primeira morte por Covid-19, município caririense adota uso obrigatório de máscara


O crescimento de casos de Covid-19 e o primeiro óbito pela doença de uma pessoa residente em Várzea Alegre na noite de domingo, 03 de maio, aos 88 anos de idade, no Hospital Regional do Cariri – Juazeiro do Norte, elevaram os sinais de alerta no município e o prefeito Zé Helder convocou uma reunião do Gabinete de Crise, formado por integrantes de diferentes segmentos da população para tratar do problema na manhã desta segunda-feira, 04 de maio. 

Das decisões aprovadas pelo comitê se destacam o reforço para a segurança com a contratação de profissionais da área privada, uso obrigatório de máscaras pela população e a criação de um Centro de Comando. 

Essa equipe de segurança, intensificará a fiscalização, denunciando à Polícia Militar sobre aglomerações e descumprimento das orientações de isolamento social orientadas pelos decretos baixados pelo Estado e pelo Município. A equipe estará nas ruas a partir desta terça-feira, 05 de maio. 

A fiscalização será intensificada para orientar os comerciantes quanto às regras de comportamento das pessoas em filas, a higienização dos ambientes, disponibilidade de produtos como álcool em gel para clientes e colaboradores e os cuidados de proteção, como o uso de máscaras. Há ordem expressa de fiscalização para todos que estejam descumprindo o decreto do Governo do Estado, especialmente, bares, churrascarias que estejam agindo de maneira irregular. 

Uso de máscaras 
Em Várzea Alegre, o uso de máscaras pela população será obrigatório a partir desta terça-feira. Quem sair às ruas sem usar máscara, poderá ser multado em R$ 50,00. As regras para o uso de máscaras serão baixadas por decreto municipal. 

A Prefeitura está distribuindo com a população mais de 30 mil máscaras. As famílias recebem duas máscaras por residência. A entrega é feita pelos Agentes Comunitários de Saúde. 

Disciplinadores 
As grades instaladas nas proximidades da Caixa Econômica, no centro da cidade, para disciplinar as pessoas nas filas, após avaliação do Gabinete de Crise, serão retiradas. Os membros do gabinete entenderam que as grades poderiam se tornar mais um meio de contaminação, vez que muitas pessoas têm contado físico com elas, e por exemplo, encostando as mãos, poderiam se contaminar. 

As filas serão livres e os espaços de distanciamento entre as pessoas serão sinalizados. 

Centro de comando 
O prefeito anunciou que será criado um Centro de Comando, que centralizará as informações para o encaminhamento de soluções dos casos envolvendo ações de combate ao novo coronavírus. Esse centro terá telefone para contato pelo qual as pessoas poderão denunciar casos de descumprimento das regras de combate à covid-19. 

Zé Helder informou que as medidas adotadas até o momento, como atuação de equipe volante e barreiras sanitárias, continuam em vigor. 

Decreto nº 139, de 04 de maio de 2020.

Dispõe sobre o uso obrigatório de máscara de proteção pela população geral de Várzea Alegre.

FOTO: Leandro Correia

Fonte: Site Gazeta Cariri

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem