Áreas com seca diminuem em abril no Ceará, segundo monitoramento da Funceme


O Monitor de Secas do Nordeste aponta que o Ceará fechou abril de 2020 com diminuição da área com seca fraca e o aumento do território sem seca. Em comparativo com o mês de março, a faixa da seca fraca que englobava a metade do território do Estado se posiciona em abril em parte do Vale do Jaguaribe e Centro-Sul. As regiões Sertão do Crateús e Cariri deixaram de fazer parte desta seca fraca (ver quadro abaixo).

Comparativo do mapa Monitor de Secas nos meses de abril e março. — Foto: Monitor de Secas

A seca fraca (área amarela), segundo o estudo, ocasiona a diminuição do plantio e crescimento de pastagens. Os municípios pertencentes a esta faixa começam a apresentar déficits hídricos prolongados e o plantio quase não são recuperados. A área sem seca é representada pela cor branca.

O estudo aponta ainda que no Ceará, os totais mensais de chuva variaram de normal a acima da normalidade em quase todo o estado, com exceção da faixa Centro-Norte, onde ocorreram desvios negativos de precipitação. Esta condição com predomínio de anomalias positivas de chuva, somado à melhora nos indicadores de curto e longo prazo, contribuíram para a redução da severidade da seca, que agora apresenta apenas condição de seca fraca, com impactos de longo prazo.

O levantamento é da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em conjunto com outros institutos de meteorologia do Nordeste e coordenado pela Agência Nacional das Águas (ANA).

Outros tipos de seca
A seca moderada ocasiona perda de córregos, reservatórios ou poços com níveis baixos, algumas faltas de água em desenvolvimento. A seca grave representa perda total das pastagens programadas, escassez de água e restrições de água impostas. E a seca extrema gera grandes perdas das pastagens e a escassez de água é generaliza.

E a seca excepcional, gera perda total das plantações, escassez de água nos reservatórios, córregos e poços de água, criando situações de emergência.

Situação dos açudes
O Estado está com 39 açudes sangrando e outros 56 reservatórios com volume acima de 90%. Os maiores açudes do Ceará, como por exemplo, o Castanhão, principal reservatório a abastecer a Grande Fortaleza, tem 15,69% da capacidade máxima. Já o Orós, segundo maior açude do estado, tem 26,73% do volume máximo. E o Banabuiú está com 12,20%.

Sobre o Monitor
O Monitor de Secas promove o monitoramento regular e periódico da situação da seca, por meio do qual é possível acompanhar sua evolução, classificando-a segundo o grau de severidade dos impactos observados.

O projeto é coordenado pela Agência Nacional de Águas (ANA), com o apoio da Funceme, e desenvolvido conjuntamente com diversas instituições estaduais e federais ligadas às áreas de clima e recursos hídricos.

Foto: Siqueira Caraúno/Arquivo pessoal

Fonte: Portal G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem