Juazeiro do Norte terá 1º Centro de Referência LGBT do interior do Ceará


A cidade de Juazeiro do Norte avança nas políticas públicas voltadas para a população LGBT. Nesta quinta-feira, 14, o Prefeito Arnon Bezerra sancionou a Lei 5.068, de autoria da vereadora Auricélia Bezerra, que visa a criação do Centro de Referência para Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais no município.

O Centro de Referência LGBT de Juazeiro do Norte será o 9º a ser instalado no Brasil e o 1º no interior do Ceará. O equipamento irá oferecer um serviço de proteção e defesa em situação de violência e outras violações de direito em razão da orientação sexual e/ou identidade de gênero. A ideia é também integrar atividades com o Núcleo de Diversidade e Gênero e o Conselho Municipal dos Direitos LGBT, que já possuem um trabalho consolidado nas ações afirmativas promovidas no município.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Diversidade e Gênero, Brenda Vlasacj, a lei é demanda antiga da população que luta pela garantia de direitos das minorias. “É um marco na história de Juazeiro do Norte. É mais um passo para que toda a população LGBT tenha oportunidades de educação, de emprego, de saúde e liberdade. Estamos felizes com essa conquista”, afirmou a coordenadora.

O Secretário de Desenvolvimento Social e Trabalho, Sandoval Barreto, afirmou que entre as propostas do Centro está a abertura de oportunidades no mercado de trabalho. Segundo ele, é preciso avançar nessa desconstrução de conceitos preestabelecidos na sociedade, sobretudo em Juazeiro do Norte, bem como implementar políticas que garantam acesso à empregabilidade formal. “Começamos um trabalho que abriu portas e hoje é referência em todo o Ceará. O Núcleo de Diversidade e Gênero tem desenvolvido um lindo trabalho com as comunidades assistidas pelos Cras. O Centro é resultado desse trabalho, que é simples, mas em que percebemos a necessidade de ir além, de garantir direitos básicos e humanitários à população LGBT”, pontuou.

De acordo com Sandoval Barreto, por conta da pandemia do Coronavírus, ainda não há previsão de quando e onde o equipamento funcionará.

Foto: Reprodução

Fonte: Assessoria de Imprensa

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem