Mesmo durante pandemia, obras do Teleférico do Horto continuam em Juazeiro


Conforme atualização da Superintendência de Obras Públicas do Ceará, as obras do Teleférico do Horto, em Juazeiro do Norte, permanecem ocorrendo, obedecendo às orientações governamentais no que se refere a medidas decretadas para enfrentar a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a Secretaria do Turismo (Setur), a obra avaliada em quase R$ 70 milhões tem pouco mais de 30% da construção concluída.

A execução iniciou desde 2019, e no último mês de abril recebeu mais flexibilização para continuidade das obras perante o decreto estadual de isolamento social. A obra é um convênio do Governo do Estado com a Caixa Econômica Federal (CEF) e atrelada a compromissos internacionais com a fabricante das cabines do teleférico, a Doppelmayr. Segundo informa a pasta, a construção continua para evitar perda de recursos federais.

No intuito de diminuir os riscos de contágio pelo novo coronavírus, foram adotadas medidas no canteiro de obras para garantir a segurança dos trabalhos. São elas: a redução do número de operários no turno de trabalho, horários diferenciados para refeições para evitar aglomerações, distanciamento entre indivíduos nas filas de ponto e no refeitório, além do uso de máscaras e higienização das mãos com álcool em gel, água e sabão.

O teleférico de Juazeiro do Norte contará com 31 cabines climatizadas com capacidade para transportar até oito passageiros sentados. O percurso de dois quilômetros (2 km) com elevação de 200 metros sendo realizado entre a Estação Romeiros (inferior) e Estação do Horto (superior), na colina onde fica localizada a estátua do Padre Cícero. Cada trajeto será realizado em 7min30seg.

“Sofremos os percalços dessa situação de pandemia, mas a obra do teleférico de Juazeiro em momento algum foi paralisada. Estamos tomando todas as precauções para preservar a integridade física dos operários e ressaltamos que a parte de Construção Civil segue funcionando, com foco nas fundações da Estação do Horto”, afirma Silvio Campos, diretor de obras da Superintendência de Obras Públicas do Estado.

A gestão municipal, que também acompanha a evolução da construção, avalia que apenas a Estação do Horto mantém a concentração dos serviços, de forma mais lenta e com quantidade de operários reduzida. Com capacidade para receber até 2,5 milhões de pessoas por ano, o equipamento de previsão de ser entregue no segundo semestre de 2022.

Desapropriações
Com a compreensão dos trâmites de regularização da faixa de terra que compreende o trajeto das torres e cabos do teleférico, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) pode então negociar a desapropriação dessas áreas no entorno. É o que garante Silvio, que afirma que o decreto imposto pelo governador Camilo Santana é de utilidade pública para esta negociação.

“Essas medidas serão negociadas junto aos moradores, para que possamos fixar as torres que receberão correntes e cabos do equipamento”, salienta o diretor de obras.

Foto: Divulgação/Governo do Estado do Ceará

Por George Wilson

Fonte: Site Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem