Número de raios entre janeiro e abril deste ano é mais do que o dobro do registrado em todo o ano de 2019 no Ceará


Cerca de 165 mil raios foram registrados no Ceará nos primeiros quatro meses de 2020, segundo o boletim do Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Distribuição, divulgado nesta quarta-feira (6). O número já ultrapassa o dobro de todo o ano de 2019, que contabilizou 74 mil descargas elétricas. 

O município mais atingido foi Santa Quitéria, com 8.168 mil raios, seguido pelas cidades de Granja e Sobral com 6.364 e 4.880 mil descargas elétricas, respectivamente. Em 2019, Santa Quitéria e Granja também foram os municípios com maior registros de raios. 

Segundo os profissionais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), essas regiões são as mais atingidas por conta da sua extensão territorial e a localização geográfica, aspectos que favorecem a formação de nuvens cumulonimbus, que podem vir a ficar carregadas eletricamente. 

As chuvas no estado tiveram o melhor trimestre acima da média desde 2009, segundo a Funceme. De 1° de fevereiro a 30 de abril de 2020 choveu 652,6 milímetros em todo o Ceará. 

O dia com maior número de raios foi 13 de fevereiro, totalizando 8.158 descargas elétricas. O mês com maior número de raios registrados foi março, com 53 mil. 

Confira cuidados durante uma tempestade: 
Evite o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; Evite uso de chuveiro ou torneira elétrica; Evite consertos de instalações elétricas; Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar. Evite contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.                     

FOTO: Marcelo de Nardi Zanetti
Fonte: G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem