Adesão ao isolamento social reduz para 44,2% no 1° dia de flexibilização dos serviços no Ceará


O Ceará voltou a registrar nova queda na taxa de isolamento social no primeiro dia de retorno gradual das atividades comerciais. Nessa segunda-feira, 1º de junho, o índice de reclusão domiciliar fechou em 44,2%. A informação é da empresa de tecnologia Inloco, que monitora em tempo real a adesão da população brasileira à estratégia de saúde.

O número representa uma redução de 8,7 pontos percentuais em relação ao último domingo (31), que marcou 52,9% de cumprimento ao decreto estadual de distanciamento. A baixa acontece no mesmo dia em que o governo do Ceará iniciou a fase de transição do plano de reabertura da economia, com setores da construção civil e do comércio.

Com a flexibilização dos serviços, Fortaleza, por exemplo, houve recorrentes flagrantes de transeuntes sem máscaras, aglomerações e até engarrafamento. A reportagem do Diário do Nordeste percorreu vias do Centro, além de terminais de ônibus e ruas dos bairros Antônio Bezerra, Parangaba, Papicu e Siqueira.

Fiscalização

Durante transmissão nas redes sociais, o prefeito Roberto Cláudio alertou ontem que as fiscalizações continuam nesta semana para evitar o contágio da Covid-19. Conforme disse, estão sendo realizadas operações integradas em espaços públicos e bairros.

“É bom dizer que não estão permitidas ainda as atividades de lazer e esporte em praças, espaços públicos e calçadões. Não estão permitidas ainda as ocupações das áreas de praia, as feiras livres e atividades econômicas cotidianas ou pessoais que não estejam previstas naquilo que foi autorizado para essa semana”, frisou.

Nacional

Apesar do recuo, o Ceará é o quarto estado no ranking nacional da Inloco com maior cumprimento do isolamento social, ficando atrás apenas do Amapá (49,28%), da Paraíba (45,08%) e Pernambuco (44,23%).

A empresa compila os dados através do georreferenciamento. Usuários voluntários instalam aplicativos parceiros e autorizam a coleta das informações, com exceção de documentos de identificação e contas associadas ao aparelho.

Foto: José Leomar

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem