Juazeiro pode ultrapassar os 2,5 mil casos de Covid-19 ainda este mês


Conforme dados atualizados no último boletim epidemiológico liberado pela Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte, a cidade já consta com 795 casos confirmados do novo coronavírus, superando a expectativa das previsões feitas pelo pesquisador e matemático juazeirense Joaquim Santos. Ele disponibilizou para o Badalo uma série de gráficos explicativos apreciando o quadro evolutivo de casos desde meados de maio até este mês de junho, sugerindo que seriam cerca de 605 casos em 30 dias. Segundo novos números apresentados por ele, o município poderá, antes do fim do mês, ultrapassar os 2,5 mil pacientes infectados com Covid-19.

Em novos experimentos realizados pelo pesquisador, Juazeiro continua na curva de crescimento, onde se encontra num estágio mais veloz no número de casos confirmados, podendo chegar ao pico de pacientes com o vírus nos próximos dez ou vinte dias.

“A primeira previsão foi feita no dia 18/05, quando tínhamos apenas 66 casos. A previsão era de mais de 600 casos em 30 dias. Entretanto, rompemos esse valor antes dos 30 dias, isso mostra a crescente velocidade de disseminação da doença e a necessidade de monitorar os dados diariamente”, afirma Joaquim.

O gráfico mostra a evolução da Covid-19 e a previsão do que deve acontecer até o dia 24 de junho. No gráfico a seguir, os pontos em roxo representam os dados atuais sobre a quantidade de positivos em Juazeiro. Já os pontos em verde sinalizam a previsão para os próximos dias. A linha verde pontilhada é a curva de crescimento aprendida pelo algoritmo. Assim, até o dia do feriado de São João, teremos em torno de 2537 casos.

“Apesar da oscilação dos dados, é nítido o aumento de positivos diários. O pico acontece quando as oscilações diminuem. Daí só depois disso começaremos a ver o número de novos casos por dia diminuir”, conclui o pesquisador.

Por George Wilson

Foto: Diego Coelho/UFCA

Fonte: Site Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem