Estátua de Padre Cícero se torna patrimônio histórico e cultural do Ceará


Foi aprovado em plenária nesta quinta-feira (27), na Assembleia Legislativa (AL) do Ceará, o projeto de Lei que torna o monumento da Estátua do Padre Cícero no Horto, em Juazeiro do Norte, como patrimônio histórico e cultural do Ceará. Tramitado por intermédio do deputado Fernando Santana (PT), o concessão desta titulação deve celebrar o patrimônio como um dos principais em fator simbólico no Estado e no país, considerando o ponto turístico mais visitado da cidade como ícone do povo cearense.

O Projeto de Lei nº 628/2019 tramita desde o ano passado na AL, onde teve a oportunidade de nesta semana ser levado a discussão e apreciado pela casa, aprovou a estátua como um dos marcos do Ceará, agora reconhecida em âmbito histórico e cultural. O monumento, que deve completar 51 anos, foi inaugurado em 1º de novembro de 1969, encomendado pelo então prefeito Mauro Sampaio, através do artista plástico pernambucano Armando Lacerda. A obra possui 27 metros de altura e já foi o segundo maior monumento do país, sendo amplamente reconhecido junto a estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Grande parte do fluxo de turistas em Juazeiro do Norte se deve ao fato da existência da estátua, que junto ao Museu Vivo, apresenta a história do patriarca e também da formação do município através do padre cratense que fez história no sertão nordestino. Durante as diversas romarias em várias épocas do ano, estima-se que cerca de 2,5 milhões de pessoas visitem a cidade e, por consequência, o principal símbolo religioso do Cariri.

Por George Wilson

Foto: Anderson Duarte.

Fonte: Site Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem