Menino de 11 anos morre por descarga elétrica enquanto usava o celular carregando na tomada


Um menino de apenas 11 anos morreu na tarde de domingo (23) ao sofrer uma descarga elétrica recebida enquanto usava um telefone celular que estava carregando em sua casa, em Santarém, oeste do Pará. Identificado como Matheus Macedo Campos, ele foi socorrido e levado ao hospital, mas não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

O acidente aconteceu por volta das 14h, no bairro Mararu, na residência da família de Matheus quando o garoto brincava com o aparelho em companhia de outros quatro primos. As informações são do portal G1. Segundo a avó, eles estavam brincando com celulares e tinham colocado um adaptador conhecido como “T” para carregar os aparelhos na mesma tomada.

“Eles estavam brincando com os celulares. Foi tudo muito rápido. Deu um curto-circuito, acho que estavam usando um beijamim (adaptador conhecido como “T”) para carregar os aparelhos na mesma tomada, mas foi só ele que recebeu a descarga. Ele não chegou a cair, ficou grudado na cadeira”, contou a avó de Matheus, Maria Raimunda Campos Brito.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado imediatamente, mas, como Matheus ficou desacordado, os familiares saíram de casa com o menino em veículo particular antes da chegada da ambulância. O veículo foi encontrado pela ambulância no meio do caminho.

Matheus foi transferido do veículo particular para a ambulância onde recebeu manobras de reanimação por ter sofrido uma parada cardiorrespiratória e o coração voltou a bater. Na chegada ao Hospital, entretanto, a criança teve mais uma parada e desta vez não voltou.

“Nós estamos inconsoláveis com essa tragédia. Meu neto não voltará mais. Mas que seja exemplo pra muitos que teimam em usar o celular ligado ao carregador”, alertou avó do menino.

A morte do menino acendeu o alerta para os riscos de uso de equipamentos ligados à tomada em dias de chuva, como foi o último domingo em Santarém. Executivo da Equatorial Energia Pará, Danilo Almeida, explica que usar equipamentos molhados ou manusear equipamentos elétricos estando com o corpo molhado ou descalço aumenta o risco de choque elétrico.

O choque elétrico com celular pode causar queimaduras cutâneas, lesões a órgãos internos e outros tecidos brandos, arritmias cardíacas e parada respiratória, como aconteceu com Matheus.

“A gente reforça que não se deve ligar qualquer aparelho eletrodoméstico às tomadas durante chuvas com raios, chuveiros elétricos também não devem ser usados, cuidado com antenas de TV no período de formação da chuva. Muito cuidado também com uso de celular conectado à tomada, principalmente se estiver com fone de ouvido”, alertou.

Outro alerta é em relação ao uso de carregadores piratas. Os produtos originais são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Foto: Arquivo de família

Fonte: O Povo Online

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem