Professora da URCA ganha suporte para projeto que visa fortalecer o combate ao tráfico de fósseis


Um projeto criado pela professora do Departamento de Matemática Pura e Aplicada da Universidade Regional do Cariri (URCA), Kátia Sacramento, foi aprovado junto ao Programa Centelha, e deve receber recursos para desenvolver o fortalecimento da política estadual de combate ao tráfico de fósseis. O problema até hoje aflige pesquisadores, geógrafos e arqueologistas locais, devido a precária fiscalização desse tipo de patrimônio natural, e a iniciativa deve contribuir ainda mais em apoio aos órgãos de controle e segurança.

Reconhecido como inovador, o projeto tem como proposta coibir a saída e a venda ilegal dos fósseis da região. O projeto se destaca por servir de referência para a preservação desse tipo de patrimônio no mundo, por meio de um aplicativo desenvolvido com essa finalidade. A iniciativa conta ainda com a participação de Vinicius Sacramento, da Universidade Federal do Cariri (UFCA), com a colaboração do professor Allyson Pinheiro, do Departamento de Química Biológica da URCA.

Programa Centelha

O programa Centelha é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), sendo operada pela Fundação CERTI. No Estado do Ceará, o programa foi executado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).
A finalidade é estimular o surgimento de empreendimentos inovadores e a cultura empreendedora e de inovação no Estado do Ceará, por meio de suporte técnico e financeiro. A primeira versão do projeto foi apresentada em dezembro de 2019, sendo o mesmo finalmente aprovado após 3 fases de análises, concorrendo com várias outras propostas. O projeto segue agora para a sua implementação, como uma startup incubada na própria URCA, com financiamento da FUNCAP, durante 1 ano.

Foto: Marcos Santos

Fonte: Site Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem