Avião militar cai na Ucrânia e 22 pessoas morrem


A queda de um avião militar no leste da Ucrânia nesta sexta-feira (25) deixou 22 pessoas mortas e outras duas gravemente feridas, anunciou o Ministério do Interior ucraniano. A maioria das vítimas era de cadetes do Instituto da Força Aérea. Quatro estão desaparecidos.

Nas imagens divulgadas pelas autoridades nas redes sociais, o avião Antonov An-26 foi visto parcialmente destruído e tomado por chamas, próximo a uma estrada. Fotos compartilhadas pelos serviços de emergência mostram bombeiros jogando água nos destroços.

“Uma terrível tragédia”, lamentou no Facebook o presidente Volodymyr Zelensky, que anunciou que viajará ao local no sábado.

O presidente ordenou “a criação de uma comissão governamental urgente para esclarecer as circunstâncias e as causas” da catástrofe.

O acidente

O avião de transporte militar Antonov An-26 caiu ao pousar por volta das 20h50, no horário local (14h50 no horário de Brasília), a dois quilômetros do aeroporto militar de Chugev, segundo o Serviço de Estado para situações de emergência. A aeronave pegou fogo após o acidente e o incêndio foi apagado uma hora depois.
A cidade de Chugev fica a cerca de 30 quilômetros a sudeste de Khakiv e 100 quilômetros a oeste da linha de frente que separa os territórios sob controle do governo ucraniano dos que estão sob controle de separatistas pró-Rússia.

“De acordo com informações preliminares, foi um voo de treinamento”, disse a presidência ucraniana em nota. Nos últimos anos, vários aviões militares caíram na Ucrânia durante voos de treinamento.

O Antonov An-26 é uma aeronave de transporte leve concebida na Ucrânia nos tempos soviéticos. Com um comprimento de 24 metros, pode voar a 440 km/h nas condições ideais.

Foto: Sergey Bobok/AFP

Fonte: Portal G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem