Downloads do TikTok podem ser restritos nos EUA a partir de hoje


Os Estados Unidos pretendem proibir a partir da noite deste domingo (27) o download do aplicativo de vídeos TikTok.
A restrição deve começar às 23h59, a menos que seja barrada por uma decisão judicial, atendendo a um pedido da dona do app, a chinesa ByteDance.

Uma audiência sobre a proibição está prevista para acontecer ainda neste domingo.
O app teria downloads restritos no Android e iPhone na semana passada, em cumprimento a uma ordem uma executiva de Trump emitida em agosto.

O presidente americano alegou questões de segurança nacional e disse que iria banir os apps TikTok e WeChat caso não fossem repassados a empresas americanas.

Porém, avanços nas negociações para a venda do aplicativo de vídeos e uma ação judicial de usuários do mensageiro impediram as proibições.

O TikTok ganhou uma semana extra nas lojas de aplicativos por iniciativa do Departamento do Comércio dos EUA, que citou “desenvolvimentos positivos recentes” nas negociações sobre o destino de suas operações nos EUA.

A ByteDance tem negociações avançadas com as americanas Oracle e Walmart para a criação de uma empresa norte-americana chamada TikTok Global, mas há divergências entre os envolvidos.

Na última sexta-feira (25), os EUA se recusaram a conceder ao aplicativo um novo prazo para transferir seu controle para empresas norte-americanas, de acordo com documentos enviados à Justiça.

Futuro do WeChat

O WeChat, espécie de WhatsApp chinês, seria completamente banido nos EUA no domingo passado (20), mas usuários entraram na Justiça para continuar usando o mensageiro.
Uma juíza da Califórnia suspendeu a proibição no país afirmando que “embora a evidência geral sobre a ameaça à segurança nacional” relacionada com a China fosse considerável, a “evidência específica sobre o WeChat era modesta”.

O governo americano recorreu da decisão judicial, e solicitou na última sexta (25) que a Justiça permitisse a proibição enquanto o caso segue no tribunal.

Na apelação, os EUA enviaram novos documentos que respaldariam as preocupações do país a segurança nacional. O governo pediu que a juíza decida até 1º de outubro.

Como ficam os apps?

Quem tem o TikTok instalado poderá continuar a usar o app normalmente, mas novos downloads e atualizações pelas lojas de aplicativos do iPhone e Android serão barrados.
O aplicativo de vídeos só será restrito completamente nos EUA caso Trump não aprove o acordo. A China também precisa dar o aval.

A restrição para o WeChat é mais abrangente e inclui “qualquer provisão de hospedagem de internet que habilite o funcionamento ou otimização do aplicativo nos EUA”, mas ainda não tem data para acontecer.

Atualmente, o TikTok tem cerca de 100 milhões de usuários nos EUA e, o WeChat, 19 milhões. Essa é a primeira vez que o país anuncia a proibição de aplicativos.

O que é o TikTok

O TikTok é um aplicativo desenvolvido pela empresa chinesa ByteDance, conhecido por vídeos curtos populares entre adolescentes.
É a primeira rede social surgida na China a ganhar popularidade em mercados como Estados Unidos, Europa e Brasil.
O TikTok é gratuito, uma espécie de versão resumida do YouTube. Os usuários podem postar vídeos de até um minuto e escolher entre um enorme banco de dados de músicas e filtros.

Geralmente, os vídeos têm sincronização labial de músicas, cenas engraçadas e truques de edição incomuns.
A ByteDance, atual desenvolvedora do app, foi fundada em 2012 e tem sede em Pequim, na China. Em 2017, a empresa comprou o Musical.ly, outro aplicativo chinês que vinha fazendo sucesso nos EUA. Em 2018, o Musical.ly foi renomeado para TikTok.

O que é o WeChat

O WeChat é uma espécie de “WhatsApp chinês”, lançado em 2011. É um dos aplicativos mais populares da China, e possui 1,2 bilhão de usuários ao redor do mundo.

O app teve uma média de 19 milhões de usuários ativos nos Estados Unidos nos últimos três meses, de acordo com estimativas da empresa de análise Apptopia.

Nos EUA, ele é bastante utilizado pelos imigrantes chineses para conversar com seus amigos e familiares que estão na China, onde aplicativos americanos como WhatsApp, Facebook, YouTube, Twitter e outros são proibidos.
O WeChat é desenvolvido pela Tencent, uma das maiores empresas de tecnologia da China.

A companhia possui participação em uma série de empresas americanas que desenvolvem jogos, incluindo Epic Games, Blizzard e Activision.
O aplicativo reúne diversas funções no mensageiro, incluindo uma carteira digital para a transferência de dinheiro e opções de comércio eletrônico.

Com essas funções, ele também é utilizado por chineses nos EUA que querem transferir dinheiro para pessoas no país asiático.

O WeChat possui regras diferentes para os usuários dentro e fora da China, mas permite a conexão entre as pessoas, independente de sua localização.

Somente em contas criadas com números de telefone da China as mensagens podem ser censuradas — a partir de uma lista de palavras-chave definidas pelo governo.

Foto: Dado Ruvic/Reuters
Fonte: Portal G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem