Escolas do Ceará podem passar 14 dias fechadas caso dois alunos contraiam Covid-19, prevê decreto


As medidas do último decreto anunciado pelo governador Camilo Santana foram publicadas no Diário Oficial do Estado (DOE) neste domingo (20). Entre vários protocolos, o documento traz a orientação que as escolas devem permanecer 14 dias fechadas, caso dois alunos de salas de aula diferentes apresentem diagnóstico positivo para covid-19. 

A orientação está dentro de uma série de medidas que as instituições de ensino devem adotar caso sejam confirmados casos de positivos de coronavírus entre os alunos após o retorno presencial, dado que as escolas podem ampliar a quantidade de séries com atividades presenciais a partir de 1º de outubro. 

Além dos casos entre alunos de salas diferentes, o Diário Oficial ainda aponta que as escolas devem adotar as mesmas medidas, nas seguintes situações: 

Pelo menos dois casos positivos ligados entre si, por circunstâncias fora da escola; 

Pelo menos dois casos não vinculados, mas com exposição confirmada fora da escola; 

E casos onde a conexão entre os alunos com Covid-19 não possa ser confirmada. 

Orientações gerais 
Em complemento dessas medidas específicas, o documento traz orientações gerais sobre o comportamento das instituições que desejam ampliar o ensino presencial, como a indicação que “cada instituição de ensino deverá estruturar um Plano de Rodízio de Alunos de acordo com as peculiaridades de suas unidades e resguardando as indicações estabelecidas pelos órgãos de educação estadual e municipais. Deverá ser priorizado o retorno dos alunos com dificuldade de acessar a internet”. 

E também a orientação que a instituição deve “garantir que alunos e profissionais mantenham os cabelos presos e não utilizem bijuterias, jóias, anéis, relógios e outros adereços, para assegurar a correta higienização das mãos e antebraços”. 

Opinião dos pais 
O DOE traz ainda um pacote de questões as quais os pais e responsáveis devem considerar e refletir antes de decidir se o aluno pode, ou não, retomar as atividades presenciais. 

Um dos questionamentos se refere à avaliação do responsável em relação a como ele se sente — confortável ou não — com o plano da instituição de ensino caso um aluno ou profissional da escola resulte positivo no teste Covid-19. 

“O aluno (eu ou meu filho) sabe como usar corretamente uma cobertura facial de pano e compreende a importância de fazê-lo” e “Sou capaz de trabalhar enquanto meu filho não está na instituição de ensino (ou seja, ainda posso fazer meu trabalho com sucesso ou posso teletrabalhar)”, são outros pontos dentro do questionário.

Foto: SVM

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem