Incêndio em lixão atinge barracas e causa prejuízo aos catadores de Iguatu


Um incêndio deflagrado em uma mata do município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará, atingiu barracas de um lixão e causou prejuízo aos catadores, nesta sexta-feira (4). Segundo os catadores, o fogo começou por volta de 16h em uma área atrás do lixão e foi provocado para queimar podas de árvores, mas acabou se alastrando até as barracas de depósito dos resíduos. 

Quinze barracas com materiais recicláveis foram atingidas pelo incêndio. Além do prejuízo das estruturas, os catadores perderam coletas de plástico e alumínio que estavam armazenadas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e debelou as chamas após uma hora de trabalho. 

Pelo menos quarenta barracas foram preservadas. Cerca de 48 catadores e recicladores, de 35 famílias, trabalham no lixão. O equipamento fica às margens da CE-282, no Bairro Chapadinha, a 10 km do centro de Iguatu.

Segundo Rosimeire da Silva Lima, presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Iguatu, os incêndios para queimar a vegetação são constantes nessa época do ano. “Hoje o maior problema se chama fogo, porque o fogo se alastra com muita facilidade, e a gente enfrenta muita quentura, muita fumaça. A gente tem muita dificuldade”, explica. 

A presidenta conta que os próprios catadores se reuniram e tentaram apagar as chamas, mas não conseguiram. Os bombeiros do batalhão de Iguatu utilizaram 8 mil litros d’água e duas viaturas no combate ao incêndio. Seis profissionais atuaram na ação. 

A barraca do reciclador Almir Oliveira Brito foi uma das que foi salva. Ele explica que há algum tempo as barracas não são atingidas por incêndios, mas o fogo se alastra mais rápido nesse período do ano. “Nesta época, toda vida acontece. Qualquer foguinho que pegar, vai para todo o terreno. Todo lado”, conta Brito.       

Foto: Divulgação
Fonte: G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem