Pelo menos 19 deputados disputam diretamente o comando de prefeituras no Ceará


Como já era de se esperar, muitos deputados (federais e estaduais) estão na linha de frente da disputa eleitoral deste ano em alguns municípios cearenses. Pelo menos 19 deles estão diretamente envolvidos com as eleições municipais de 2020. Outros, porém, ainda que não sejam candidatos, comandam lideranças locais que se apresentam no pleito alinhados com seus “padrinhos” políticos.

Apesar de não serem candidatos neste ano, muitos parlamentares estão envolvidos na disputa eleitoral, uma vez que lideram o processo eleitoral em seus municípios, estando, na maior parte das vezes, alinhados com as candidaturas colocadas no pleito deste ano. Isso deve se refletir em um esvaziamento das atividades legislativas, principalmente, na Assembleia, onde mais de 30% dos parlamentares estão na linha de frente da campanha.

O município de Fortaleza é o que possui o maior número de parlamentares na disputa pela Prefeitura da quinta maior cidade do País, e principal orçamento do Estado. Quatro deputados federais se apresentam como candidatos a prefeito da Capital. São eles: Capitão Wagner (PROS), Luizianne Lins (PT), Célio Studart (PV) e Heitor Freire (PSL).

Da Assembleia Legislativa, mais uma vez, o presidente do Poder é candidato a prefeito de Fortaleza, a exemplo do que aconteceu em 2012, quando Roberto Cláudio aceitou o desafio de entrar na disputa pelo comando da cidade. O escolhido da base governista foi o veterano Sarto (PDT). Juntam-se a ele na disputa pelo comando da Prefeitura, Heitor Férrer (SD) e Renato Roseno (PSOL).

Ainda na chapa majoritária em Fortaleza, o MDB escolheu Walter Cavalcante para ser candidato a vice-prefeito de Heitor Férrer. O suplente de deputado Tadeu Oliveira (PSB), no exercício do mandato, é candidato a vice-prefeito em Maracanaú, que tem o deputado estadual Julinho (Cidadania) na cabeça da chapa aliada de Camilo Santana, no município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Assim como Julinho, o deputado federal Roberto Pessoa (PSDB) se licenciou para se dedicar exclusivamente à disputa naquela cidade.

Ainda na Grande Fortaleza, em Caucaia, Elmano de Freitas (PT) disputará a Prefeitura com o também deputado estadual Vitor Valim (PROS). O vice de Valim é o deputado federal em exercício Deuzinho Filho (Republicanos).

O deputado estadual Bruno Gonçalves (PL) já solicitou registro de candidatura junto à Justiça Eleitoral como candidato em Aquiraz. Nezinho Farias (PDT) tentará retornar ao comando da prefeitura de Horizonte, e Nelinho (PSDB) disputará, pela primeira vez, o pleito em Juazeiro do Norte.

Em Iguatu, na Região Centro-Sul, o conflito será entre Agenor Neto (MDB) e Marcos Sobreira (PDT), que já foram, respectivamente, prefeito e vice-prefeito daquele município. Já no município de Tauá, a deputada estadual Patrícia Aguiar (PSD), e seu grupo político, tentam retornar ao comando da prefeitura.

Edison Silva

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem