Rússia faz acordo para oferecer remédio contra a covid-19 ao Brasil


O fundo soberano da Rússia e o grupo farmacêutico KhimRar, sediado em Moscou, anunciaram nesta quinta-feira (24) o fechamento de acordo para vender um medicamento antiviral contra a covid-19 a 17 países, incluindo o Brasil. As informações são da agência de notícias russa Sputnik News.

Avifavir é a primeira droga baseada em favipiravir do mundo a ser aprovada para o tratamento da covid-19. O composto é usado desde 2014 no Japão contra a gripe, com o nome comercial de Avigan.

Agora, será eviado para a Arábia Saudita, Brasil, Bulgária, Colômbia, Sérvia, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Honduras, Kuwait, Panamá, Paraguai, Sérvia, Eslováquia, África do Sul, Emirados Árabes Unidos e Uruguai.

Registrado desde 29 de maio na Rússia, o remédio já foi utilizado para o tratamento da doença causada pelo novo coronavírus em mais de 70 regiões do país, e adquirido pela Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Quirguistão, Turcomenistão e Uzbequistão.

O medicamento também foi aprovado pelos reguladores de Europa, Oriente Médio e Ásia. Para ser utilizado no Brasil, precisa receber o aval da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
De acordo com Kirill Dmitriev, diretor-geral do fundo soberano russo, o Avifavir é de três a quatro vezes mais barato que o Remdesivir, medicamento usado contra a covid-19 que também é baseado em favipiravir e produzido nos Estados Unidos.

“Quando registramos o primeiro medicamento contra coronavírus no mundo baseado em favipiravir, havia muito ceticismo, pois as pessoas estavam se perguntando como poderíamos registrá-lo quando o Japão ainda não o havia registrado”, afirmou Dmitriev
Isso aconteceu porque o uso emergencial do remédio foi aprovado antes da conclusão dos testes clínicos, como aconteceu com a vacina Sputnik V, primeira vacina do mundo registrada contra a covid-19, também financiada pelo Fundo Russo de Investimentos Diretos (RFPI, na sigla em russo).

No entanto, a eficácia do remédio contra a covid-19 foi confirmada pela empresa japonesa Fujifilm Holdings Corp, vários meses após os ensaios de Avifavir na Rússia.

Os resultados dos testes clínicos pós-registro mostraram que pacientes tratados com Avifavir se recuperaram mais rapidamente dos sintomas da covid-19, já que em 30% dos casos o coronavírus foi eliminado em um estágio inicial.

Além disso, o nível de saturação de oxigênio no sangue dos pacientes também foi restaurado com o dobro de rapidez do que durante a aplicação da terapia tradicional e não foram relatados efeitos adversos do uso do medicamento.

Foto: Issei Kato/File Photo/Reuters

Fonte: Portal R7

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem