Universidade de Oxford retoma testes de vacina contra a Covid-19


A Universidade de Oxford anunciou neste sábado (12) que retomará os testes da sua vacina contra a Covid-19. No Brasil, onde 5 mil voluntários já receberam o imunizante, a Fiocruz ainda precisa de liberação da Anvisa para retomar os ensaios. Os testes haviam sido interrompidos após a manifestação de uma doença em uma voluntária. 

Em nota obtida pela CNN, a instituição afirma que serão retomados testes em todo o Reino Unido. “Dezoito mil pessoas receberam vacinas do estudo ao redor do mundo. É natural que alguns participantes tenham reações adversas. Todos os casos devem ser avaliados com cuidado para garantir a segurança do processo.”

O texto diz ainda que ocorreu uma revisão independente do caso e chegou-se à conclusão de que os testes poderiam ser retomados. O estado de saúde da paciente com reações adversas não foi informado.

A AstraZeneca, laboratório envolvido no processo, havia suspendido na terça-feira (8) os testes de estágio final de sua candidata a vacina contra Covid-19 após uma suspeita de reação adversa séria em um participante do estudo. A informação foi confirmada pela repórter da CNN americana Maggie Fox.

Um porta-voz da AstraZeneca disse que o caso ocorreu com uma voluntária no Reino Unido, o que levou a empresa a suspender os testes do imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em todo o mundo, incluindo no Brasil.

O laboratório reforçou que é esperado que alguns participantes não se sintam bem com a aplicação da vacina, mas sinalizou que todos os casos devem ser avaliados cuidadosamente para garantir um processo seguro para o desenvolvimento da vacina.

Foto: Dado Ruvic / Reuters

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem