Ceará deve vacinar 49,4% do público-alvo contra poliomielite até o fim da campanha


Seguindo a campanha nacional de vacinação contra poliomielite, 258.904 crianças já foram vacinadas no Ceará até as 19h32 dessa terça-feira (27), o que representa aproximadamente 50,6% do público-alvo total.

O estado espera alcançar a meta de 510.895 vacinas aplicadas.
Os dados foram obtidos através do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), do Ministério da Saúde.

A campanha do governo federal teve início no dia 5 de outubro e estava prevista para terminar nesta sexta-feira (30). Porém, de acordo com a coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Carmem Osterno, o prazo deverá ser prorrogado.
“Nós recebemos na semana passada um comunicado de que a campanha será prorrogada, provavelmente até o final de novembro.

Aqui no Ceará nós conseguimos retomar rapidamente todo o serviço, mas tem ainda estados e municípios com dificuldade, então eles vão ampliar pra poder conseguir alcançar as metas”, detalha.

A coordenada explica, ainda, que devido à uma defasagem de dados, é possível que o Ceará já tenha uma quantidade maior de vacinas aplicadas.

“À proporção que os municípios vão vacinando, o lançamento dos dados não é imediato. Terminam o trabalho do dia, e no dia seguinte os dados são lançados no sistema da Secretaria de Saúde. Vale lembrar que nem todos os postos de saúde têm computadores, nem toda localidade de Internet. Temos muitas equipes trabalhando em zona rural. Por isso, a gente acredita que muito mais vacinas já foram aplicadas”, diz.

De acordo com a Sesa, o estado possui 2.631 salas de vacina. Em nota, a pasta reforça que deverão ser vacinadas contra poliomielite as crianças com menos de cinco anos.

“É importante que o público-alvo das campanhas compareça aos serviços de saúde com a caderneta de vacinação para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina pendente”, pontua.

Durante a campanha, todas as vacinas previstas no calendário de vacinação estarão disponíveis. Na avaliação de Carmem Osterno, a expectativa para alcançar a meta da poliomielite é positiva.

“Os municípios estão fazendo um excelente trabalho como um todo, com suas equipes. Com certeza, teremos um bom resultado ainda dentro de outubro”, garante.

Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: Portal G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem