Cariri ganha nova sede do Detran e Escola de Educação para o Trânsito


Com um investimento total de R$ 6,7 milhões, o novo equipamento atenderá a população de aproximadamente 922 mil pessoas na região
O governador do Ceará, Camilo Santana, entregou nesta quinta-feira (5), as novas instalações da Sede Regional e da Escola de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito do Estado do Ceará (Detran-CE), em Juazeiro do Norte. Com um o investimento total de R$ 6.792.497,87, o novo equipamento atenderá a população de aproximadamente 922 mil pessoas na região.

A Sede Regional conta com a pista de exame de direção e área para vistoria de veículos em mais de 55.301m² de área total construída, junto com a Escola de Educação para o Trânsito, destinada a promover atividades lúdicas e pedagógicas para crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Entre os principais serviços ofertados na nova sede do Cariri estão a primeira habilitação, a renovação de habilitação, adição de categoria, exames de legislação e prático de direção veicular, primeiro emplacamento de veículo, transferência de veículo, vistoria de veículo e segunda via CRLV e CRV.

Camilo destacou que o nova área fica localizada em uma região estratégica, próximo ao Anel Viário, com fácil acesso e com um espaço que dá mais conforto aos usuários do equipamento.

“Temos um equipamento completo nessa nova sede, aqui se tira carteira e todos os outros serviços possíveis, e não tem mais esse negócio de se fazer na rua, temos um circuito para se fazer o exame prático com toda segurança.

Estamos regionalizando os serviços aos cearenses, e saímos de uma sede que há muito tempo já não comportava os atendimentos, e agora temos todo um complexo, completo e mais confortável para todos”, listou o governador.

Atualmente, o Detran conta com 15 sedes regionais em todo o estado. A regional do Cariri atende a 27 municípios: Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo, Campos Sales, Milagres, Aurora, Assaré, Araripe, Caririaçu, Barro, Mauriti, Tarrafas, Jati, Farias Brito, Missão Velha, Antonina do Norte, Granjeiro, Penaforte, Abaiara, Porteiras, Nova Olinda, Altaneira, Santana do Cariri, Potengi, Jardim e Salitre.

Ao todo, os 27 municípios reúnem uma frota de mais de 354 mil veículos e um universo de mais de 83 mil portadores de Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Escola para Educação para o Trânsito

O governador também entregou um segundo prédio no mesmo espaço, exclusivo para a educação infantil.

“Temos uma novidade, a Escola para Educação para o Trânsito, a terceira do Ceará depois de Fortaleza e Sobral, e que atenderá toda a Região do Cariri.

Estamos regionalizando os serviços, e aqui as crianças começam desde pequenas a aprender de forma interativa, com pista, mini cidade, circuito com carros a bateria, e instrutores lúdicos, toda a importância das normas e leis de trânsito, os direitos e o respeito ao pedestre, estimulando de forma divertida algo tão importante e fundamental desde sempre”, ressaltou o governador.

Criada em 2009, a Escola para Educação para o Trânsito do Detran-CE inaugura a sua terceira sede no Ceará, atendendo a Região Centro-Sul do Estado.

Além da sede no Cariri, a escola também funciona em Fortaleza e Sobral, oferecendo os seguintes serviços:

– Visita e ações de educação para o trânsito para alunos da rede pública e privada de 6 a 16 anos

– Palestras para o público adulto de empresas e instituições interessadas

– Capacitação de professores como multiplicadores de educação para o trânsito

– Diversos cursos de capacitação na área de trânsito para agentes públicos

– Formação de Agentes de Trânsito para os Departamentos Municipais de Trânsito

Foto: Nivia Uchoa

Fonte: Governo do Ceará

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem