Matrículas nas escolas públicas do Ceará cresceram em todas as etapas de ensino, aponta IBGE


Dados da Síntese de Indicadores Sociais de 2019, divulgada nesta quinta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelaram que, entre 2016 e 2019, as escolas públicas do Ceará, se comparadas às unidades particulares, tiveram aumento no número de matrículas em todas as etapas da educação básica.

No ensino fundamental, a proporção de alunos em escolas públicas no Ceará passou de 78,7% em 2016 para 80,3% em 2019. No caso do ensino médio, o aumento de matrícula em escolas públicas foi de 89,8% para 91,3% no ano passado.

Segundo o levantamento, em 2019, de cada 100 alunos matriculados no ensino médio no Ceará, 91 estavam na rede pública. No ensino fundamental a cada 100 estudantes, o total de estudantes nas escolas públicas chegava a 80.

Já no ensino infantil, a rede pública do Ceará era responsável por 70% das matrículas, que agrega creches e pré-escolas. Em 2019, essa proporção passou para 73,7%. A outra parte das matrículas é feita na rede privada.

Rede particular é mais forte no ensino infantil

De acordo com a pesquisa, em 2019, a rede particular atendia:

▪︎26,3% dos alunos da creche e pré-escola

▪︎19,7% dos estudantes do ensino fundamental

▪︎8,7% do ensino médio regular

Os dados divulgados pelo IBGE tem como base o módulo anual de educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e revelam também, que, apesar do número de matrículas na rede pública ter crescido e, consequentemente, a proporção dos alunos na rede particular ter diminuído, neste intervalo de tempo, o Ceará é um estado cuja participação da iniciativa privada não é tão incipiente.
Em 2019, o Ceará, se comparado aos demais estados e Distrito Federal, era o 11º com a maior participação da iniciativa privada no ensino em creches e pré-escolas.

Na etapa fundamental, o estado registrou a 8ª maior participação das escolas particulares. Já no ensino médio, a situação se inverte um pouco e o Ceará tem a 12ª maior proporção de aluno matriculados na rede pública.

Conforme o documento do IBGE, “de modo geral, a participação na rede privada está geograficamente associada a rendimentos mais elevados”.

Em unidades como o Distrito Federal, que tem a maior proporção de participação da rede privada na educação infantil (50,7%) e no ensino médio (24,7%), por exemplo, o levantamento do IBGE indica que isto reflete “a maior capacidade dos moradores dessas regiões de arcar com os custos do ensino privado”.

Foto: Natinho Rodrigues/SVM

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem