Mostra Sesc de Culturas: espetáculo do Dança-Libras ri do amor através da dança, movimentos e sinais


“Felizes para Sempre” entra em cartaz no dia 06 de novembro, às 18h, com transmissão pelo Youtube do Sesc Ceará

Como nos apresentamos diante da sensação de felicidade eterna ao conhecer o amor de nossas vidas? E como nos mostramos depois que a parceria, que parecia eterna, chega ao fim? Esses são alguns dos questionamentos que os intérpretes Clarissa Costa e Jhon Morais, do Dança-Libras, vão apresentar na Mostra Sesc de Culturas, que este ano será 100% digital. Com classificação livre, o espetáculo “Felizes para Sempre” poderá ser visto no dia 06 de novembro, às 18h, com transmissão pelo Youtube do Sesc Ceará.

Clarissa e Jhon fazem um passeio entre técnicas de danças de salão, gestos e vocabulários da Língua Brasileira de Sinais para falar de amor, com pitadas de ironia e humor. Assim, o corpo, os movimentos e a comunicação por meio da Libras entram em cena, mostrando que a arte é, acima de tudo, democrática, plural e questionadora. “Felizes para Sempre nos permite rir um pouco de nós mesmos e dissolver a linguagem de sinais na dança, agregando significados, curiosidades, interesse e autocrítica a nossa pessoa social”, explica Clarissa Costa.

O Dança-Libras é uma plataforma de pesquisa e criação cênica. Surgiu quando os artitas começaram seus estudos em Libras em 2014. Paralelamente ao estudo da língua e suas possíveis proximidades com a cultura surda, os dois iniciaram a criação do primeiro espetáculo, justamente o “Felizes para Sempre”. O desejo de transformar em dança uma situação de duas pessoas conversando em Libras sempre existiu no desejo visual/sensorial de Clarissa, mas, para isso, era preciso aprender a língua. E foi exatamente isso que ela decidiu fazer.

Deste então, o Dança-Libras vem se formatando e acolhendo outras pessoas que também são artistas e usam a Língua Brasileira de Sinais para se comunicar, entre bailarinos surdos e não surdos e artistas-orientadores surdos e ouvintes. E só para se ter uma dimensão da aceitação dessa ideia por parte do público e crítica, “Felizes para Sempre” já passou por vários estados do País e até em outros países, como Suíça. “Esse é o nosso trabalho que mais abraça todas as pessoas que encontramos dentro e fora do Brasil. E esperamos que seja assim também na Mostra Sesc de Culturas deste ano. Sabemos da trajetória desse evento e esperamos ampliar as nossas pontes de comunicação com outras tantas pessoas que tem a Libras como primeira língua”, finaliza Clarissa Costa.

“Se amostra pro mundo, Ceará!”

De 01 a 08 de novembro, a Mostra Sesc de Culturas Digital acontece como culminância do Tudo em Casa Fecomércio, criado ainda no início do isolamento social como forma de levar cultura e lazer para adultos e crianças. De março até setembro, foram realizadas mais de 930 ações online, reunindo um público de mais de 488 mil pessoas. Dessa forma, a Mostra traz shows, apresentações teatrais, bate papo, ações formativas, exposições, visitas aos Mestres da Cultura, histórias de grupos de tradições.

Além do Youtube e das redes sociais, a programação completa pode ser conferida no aplicativo “Mostra Sesc de Culturas”, disponível para Android e iOS.

Foto: Divulgação

Fonte: Assessoria de imprensa Sesc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem