Dois cardeais do Vaticano e assistentes papais são diagnosticados com Covid-19


Dois cardeais do Vaticano, incluindo um que passa a maior parte do tempo ajudando os sem-teto de Roma, foram diagnosticados com coronavírus, disse uma fonte do Vaticano nesta terça-feira (22).

O cardeal Konrad Krajewski, um polonês de 57 anos que administra as instituições de caridade do papa Francisco, foi hospitalizado para tratar o início de uma pneumonia.

O cardeal italiano Giuseppe Bertello, de 78 anos, o governador da Cidade do Vaticano, teve um exame positivo e se acredita que está isolado em sua casa no Vaticano, segundo a fonte.

Não ficou claro de imediato se algum deles, ou ambos, compareceu a um evento da segunda-feira (21),  no qual membros da administração central do Vaticano, conhecida como Cúria, trocaram saudações natalinas com o papa. O Vaticano não emitiu nenhuma confirmação oficial sobre os exames positivos dos cardeais.

Krajewski passa a maior parte do tempo nas ruas dos arredores da Cidade do Vaticano ajudando a população sem-teto da capital italiana. A pedido do papa, ele montou uma clínica, instalações de banho e outros serviços para os sem-teto perto da Praça São Pedro.

A Itália, o primeiro país ocidental atingido pelo vírus, soma 69.214 mortes da Covid-19 desde que seu surto começou, em fevereiro –a cifra mais alta da Europa e a quinta maior do mundo–, e já registrou cerca de 1,96 milhão de casos até o momento.

Andrea Arcangeli, o chefe dos serviços de saúde do Vaticano, disse no início deste mês que a Cidade-Estado começará a vacinar moradores e funcionários no começo do ano que vem.

Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters (02.set.2020)

Fonte: CNN Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem