Saiba como observar a chuva de meteoros desta madrugada


A chuva de meteoros Geminídeas, que ocorre anualmente entre 4 e 17 de dezembro, terá seu pico na madrugada de domingo (13) para segunda-feira (14) e poderá ser vista de todo o Brasil.
Segundo o professor Rodolfo Langhi, do Observatório de Astronomia da Unesp Bauru, o fenômeno será mais visível a partir das 2h da manhã. Deste horário em diante, a Terra estará de frente para a chuva, uma posição mais favorável para os observadores.

“Se você andar de carro em um dia de chuva, perceberá que os vidros dianteiros ficarão mais molhados que os traseiros. É a mesma lógica”, afirma.

Para observar o fenômeno, não será necessário o uso de nenhum equipamento, como lunetas ou binóculos. Pelo fato de os astros passarem muito rapidamente e serem dispersos entre si, as chuvas de merteoros só podem ser vistas a olho nu.

“Basta que a pessoa vá para um local afastado das luzes da cidade, preferencialmente onde não haja prédios e árvores muito altas, e observe o céu”, orienta. “Apesar de todos os meteoros cruzarem um único ponto, que é a Constelação de Gêmeos, eles podem ser avistados em qualquer direção.”
De acordo com Langhi, qualquer tipo de luminosidade atrapalha a visão, inclusive a luz da Lua. Nesta madrugada, no entanto, a Lua estará na fase Nova, e portanto, menos brilhante.

A Geminídeas quando a Terra passa pelos rastros deixados pelo asteroide 3200 Phaeton. Trata-se, segundo o astrônomo, de um caso excepcional, visto que a maioria das chuvas de meteoros são ocasionadas por partículas rochosas proveninetes de cometas. 
“Quando esse material, mesmo que de pequenas dimensões, entra na atmosfera, pega fogo e deixa um rastro luminoso no céu”, explica.

Foto: Wikipédia

Fonte: Portal R7

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem