Carteirinha estudantil de 2021 já pode ser solicitada no Cariri


Desde a última segunda-feira (11), o processo de solicitação das carteirinhas estudantis para o ano de 2021 já está disponível. O documento que garante a meia passagem e a meia cultural para os estudantes pode ser solicitado através de preenchimento de formulário, disponível nas sedes das instituições colaboradoras, sendo realizado apenas presencialmente.

Os estudantes que irão solicitar o documento pela primeira vez devem agendar a biometria facial para confecção das carteirinhas com chip, que permitem a meia passagem nos ônibus da Viametro Cariri.

A carteirinha específica para utilização no transporte municipal em rotas dentro de Juazeiro do Norte já pode ser solicitada, tendo apenas que preencher um formulário e, no caso de novas inscrições, realizar a biometria facial. A confecção deste documento custa R$ 20, podendo ser pago diretamente na instituição colaboradora.

Já o documento válido exclusivamente para o transporte intermunicipal, que circula entre Crato, Barbalha e Missão Velha, só pode ser solicitada por alunos que não residam e estudem em Juazeiro do Norte. De acordo com a União Estudantil da Juventude (UEJ), o formulário é entregue a todas as instituições colaboradores pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), e estará disponível para solicitação a partir da semana que vem.

A documentação necessária para a emissão do documento, tanto para alunos da rede pública quanto para a rede particular, inclui cópia e originais da identidade, CPF, declaração de matrícula e comprovante de endereço atualizados. Caso o aluno já tenha efetuado a biometria facial, não é preciso repetir o procedimento. A confecção deste documento custará cerca de R$ 38. O boleto pode ser impresso pela internet e pago em qualquer instituição financeira.

Alunos matriculados em cursinhos pré-vestibular, mas que não estejam matriculados em nenhuma outra instituição de ensino, também podem solicitar as carteirinhas. Basta que o coordenador do cursinho carimbe e assine o formulário de solicitação, identificando o nome da instituição e que o estudante entregue todos os documentos necessários para confecção.

Bilhete Único

Estudantes que solicitem as duas carteirinhas, para poder circular nos dois tipos de transporte coletivo, podem solicitar a integração dos dois documentos em um só, através do Bilhete Único Metropolitano. O vale transporte oficial aceito pela Viametro Cariri também comporta a meia passagem, desde que o estudante esteja com as duas carteirinhas em mãos, dentro da validade, e busque o guichê da empresa, localizado no Centro de Apoio ao Romeiro, munido delas e também de cópia e originais do RG, CPF e comprovante de residência.

No caso do Bilhete Único, a meia passagem só é válida se o estudante recarregar a carteirinha com chip para utilização do crédito no documento, sendo inválida a meia passagem em espécie. A recarga pode ser feita em diversas farmácias, pontos de venda de passagens de ônibus da empresa Guanabara e nas rodoviárias.

FOTO: Natinho Rodrigues

Fonte: Portal Badalo/ Por George Wilson

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem