Ceará tem 50% de chance de receber chuvas abaixo da média entre fevereiro e abril, diz Funceme


O Ceará tem 50% de probabilidade de receber chuvas abaixo da média histórica nos meses iniciais da quadra chuvosa, de fevereiro a abril de 2021. O prognóstico meteorológico divulgado, na manhã desta quarta-feira (20), pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontou ainda que o Estado possuí 40% de chances de precipitações em torno da normalidade e ainda 10% acima da média nos próximos três meses.

Em 2020, o órgão apontou a probabilidade de 45% de o Ceará ter chuvas acima do normal entre os meses iniciais da quadra chuvosa, de fevereiro a abril. O prognóstico ainda indicou 35% de chances de precipitações dentro do normal e de 20% para a categoria abaixo do normal.

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) havia adiantado, por meio de nota, que a previsão climática para o primeiro trimestre deste ano é de chuvas acima da média no litoral da mesorregião Noroeste do Estado, com chuvas na faixa abaixo da média na mesorregião Sul. Nas demais localidades a instituição apontou que o esperado são chuvas próximas da climatologia. 

Na ocasião, o Cptec/Inpe ainda frisou que “as condições atuais da temperatura da superfície do mar (TSM) na região do oceano Atlântico Tropical Sul (ATS) seguem o padrão esperado para esta época do ano, portanto dentro da normalidade (climatologia).

No entanto, a região do Atlântico Tropical Norte (ATN) persiste há alguns meses com anomalias positivas, ou seja, mais aquecida que o normal. De modo geral, se essas condições persistirem nos próximos meses, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) poderá se deslocar mais ao norte de sua posição climatológica neste período”.

Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem