Professora da rede pública estadual acerta tema da Redação do Enem 2020


No dia 4 de dezembro de 2020, a professora Jainy Kelly Ramos, da Escola de Ensino Médio (EEM) Almir Pinto, em Aracoiaba, divulgou aos alunos o sétimo tema do Intensivo de Redação que estava promovendo, com vistas à preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Saúde mental e autocuidado” foi a proposta lançada pela educadora. O que ela não esperava era que, justamente este, seria o assunto da Redação do Enem 2020.

Jainy Kelly ressalta que quando resolveu fortalecer a prática de redação entre os alunos, com temas e leituras disponibilizadas semanalmente às sextas-feiras, não foi com o objetivo de “adivinhar” o que seria cobrado na Redação do Enem. “Queria incentivar meus alunos a escreverem mais e constantemente. Isso mostra que a máxima que diz ‘só se aprende a escrever texto, escrevendo’ é um fato, e acrescento: só aprendemos a escrever, escrevendo, lendo, interpretando, refazendo”, esclarece.

A ferramenta digital utilizada na ação preparatória foi o Google Classroom (Google Sala de Aula), por meio de uma conta institucional disponibilizada pela Secretaria da Educação (Seduc) aos alunos.

Tendência

A professora lembra que a definição do tema deveu-se ao fato de a saúde mental ter ganho destaque social ao longo do período de pandemia. “Dados estatísticos vinham reforçando a tese de que os problemas de saúde mental estavam se agravando, desenvolvendo-se mais rapidamente. As pessoas, que antes costumavam dar pouca importância a esse assunto de saúde pública, começaram a perceber a gravidade dele, passando a notar alguns gatilhos emocionais no dia a dia, visto que a vida desacelerou um pouco”, explica.

Jainy Kelly Resolvi, então, propor aos estudantes que analisassem essa situação. “A escolha desse tema se deu, também, porque já vínhamos durante o ano trabalhando uma série de campos temáticos (política, meio ambiente, educação…) e ainda não tínhamos trabalhado esse eixo específico. Mas, ainda assim, fiquei muito surpresa ao ver o tema oficial da Redação 2020, porque os olhares estavam se voltando para os supostos spoilers do Inep sobre alfabetização”, considera.

A estudante Sara Talita Holanda, que prestou Enem no último domingo, defende que a prática e a dedicação foram pontos fundamentais para a realização de uma boa redação. “Com o Intensivo da professora Jainy, foi possível organizar e planejar um texto adequado. Além de conhecer diversos temas, o projeto proporcionou aos alunos uma enorme base para a elaboração da redação do Enem, visto que havíamos trabalhado o assunto da saúde mental. Fora as citações e dicas que eram expostas nas aulas”, argumenta.

Jainy Kelly Sousa Ramos é professora da EEM Almir Pinto desde 2015. No ano de 2020, foi professora de Língua Portuguesa e Redação. As ações desenvolvidas por ela e o acerto do tema da Redação do Enem 2020 demonstram o compromisso e a dedicação de todos os professores cearenses para, apesar dos desafios impostos pela pandemia, garantir aos jovens cearenses uma educação pública de qualidade, com foco na aprendizagem e no sucesso escolar.
*Colaborou com a produção do texto a professora Kelli Schmiguel, da Escola de Ensino Médio (EEM) Ana Facó (Beberibe / CE).

Foto: Arquivo Pessoal

Fonte: Governo do Ceará

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem