Universitário caririense projeta dispositivo controlado por aplicativo para alimentar cães e gatos


O aluno do curso de Sistemas de Informação, Daniel Rodrigues Gomes, desenvolveu uma ferramenta capaz de auxiliar que tem pets em casa. Ele desenvolveu uma ferramenta online e um dispositivo que distribui alimentação para os que cuidam de cães e gatos, para que possam alimenta-los à distancia.

Daniel é aluno da Estácio no Cariri, e conta que desenvolveu a ferramenta com sensores e motor que disparam o alimento no horário programado pelo proprietário do animal. Além disso, o dono pode acompanhar de longe para supervisionar e controlar o alimentador através de um aplicativo. Por fim, é possível ter acesso a um relatório com todas as informações relacionadas à alimentação diária do pet.

“No Brasil, o mercado de pets é um dos maiores do mundo, embora todos os problemas que o país vem enfrentando economicamente. É notório o quanto está indo na direção promissora. Neste contexto, o protótipo é destinado a esse público crescente que gosta de ter animal de estimação em casa e, na maioria das vezes, estão indisponíveis para cuidar da alimentação”, explica o acadêmico.

O universitário explica que o seu projeto, ao contrário de alguns dispositivos que já existem no mercado, possui um diferencial muito mais atrativo que os demais: ele é acessível. “O que mais barateia é que utilizo arduino [uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto], muito mais fácil e barato para encontrar. Custa em torno de 30,00. É um produto mais simples e mais acessível”, afirma.

Foto: DIvulgação

O protótipo construído pelo acadêmico conta ainda com um sistema desenvolvido na web para que o usuário possa acionar o dispositivo de qualquer lugar que esteja.

“Essa foi uma das experiências marcantes da faculdade. Não esperava fazer um projeto como este. Foi quase um ano pesquisando, eu trabalhei bastante em cima desse trabalho e procurei profissionais que possuem experiência na área de automação. Me sinto realizado por ter feito um trabalho de excelência”, comemora Daniel.

Foto: DIvulgação

Fonte: Portal Badalo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem