Depois de Mombaça, Santa Quitéria decreta lockdown de serviços não essenciais


O prefeito de Santa Quitéria, Braguinha, esteve reunido com o secretário de saúde local Adeilton Mendonça e representantes da sociedade civil.
O município de Santa Quitéria, na Região Norte do Ceará, iniciou a partir de 0h desta quinta-feira (25) até o próximo dia 4 de março, “lockdown” de serviços considerados não essenciais.

A estratégia sanitária considera o “crescente aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus”, justifica o decreto assinado pelo prefeito José Braga Barrozo. O gestor ponderou que participou de reunião com o secretário de Saúde Adeilton Mendonça, a Polícia Militar, a CDL e o Poder Legislativo para traçar “sugestões mais rígidas no combate à Covid-19”.
 
Segundo a plataforma IntegraSUS, a cidade concentra até as 16h46 dessa quarta-feira (24), 2.312 pacientes com Covid e 23 mortes em decorrência de complicações clínicas da doença. Não ocorreram confirmações de novos óbitos nas últimas 24 horas. 

Veja os serviços que não poderão funcionar durante o lockdown

Bares, restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos do gênero alimentícioTemplos, igrejas e outras instituições religiosasMuseus, cinemas, e outros equipamentos culturais públicos e privadosAcademias, clubes, centros de ginástica e estabelecimentos similaresLojas e comércioGaleria/centro comercial com exceção de farmácias e locais que prestem serviço de saúdeIndústrias, com exceção do ramo farmacêutico, alimentício, de bebidas, produtos hospitalares ou laboratoriais, obras públicas, gás, energia, água mineral, produtos de limpeza, higiene pessoal, bem como os fornecedores e distribuidores
Também ficam interrompidos
Visitas a lagoas, rios, piscina pública ou quaisquer outros locais de uso coletivo e que permitam aglomeração de pessoasOperação do serviço de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros por vans ou micro-ônibus, regular ou complementar.

Atividades não afetadas pela medida
Órgãos de imprensa e telecomunicação em geral;Call center;Estabelecimentos médicos, odontológicos e clínicas veterináriasLaboratórios de análises clínicasDistribuidores de água, gás, energia elétrica, provedores de internet, segurança privadaPostos de combustíveisBancos e lotéricasPadariasLavanderiasSupermercados/Congêneres
Restrições em Mombaça 
O município de Mombaça, no Sertão Central, também decretou lockdown até o dia 1º de março. Na prática, todas os serviços que não têm caráter essencial deverão paralisar as atividades. A circulação de pessoas só está liberada para trabalho, unidades de saúde ou situação excepcional justificável.

📸 Reprodução/redes sociais

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem