Juazeiro do Norte suspende vacinação em idosos e aplica 2ª dose da CoronaVac em profissionais da saúde


A cidade de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, suspendeu a vacinação contra a Covid-19 em idosos alegando doses insuficientes para o grupo. Em contrapartida, a cidade começou a aplicar a segunda dose de imunizante nos profissionais de saúde – mais de 60% das 10.700 pessoas desse grupo já tomaram a primeira dose.

A cidade do Rio de janeiro corre o risco de interromper a vacinação por falta de vacina e Salvador já suspendeu o cronograma.
Juazeiro do Norte é o terceiro município mais populoso do Ceará e principal da Região Metropolitana do Cariri, no Sul do estado. São 276.264 habitantes na cidade.

Antes da pandemia, recebia milhares de fiéis de Padre Cícero de várias partes do país, a cada ano, em missas e romarias. Com a Covid-19, esses eventos se tornaram virtuais ou tiveram limitação de público.

As 4.737 doses disponíveis da CoronaVac no município serão aplicadas como 2ª dose em profissionais que trabalham em hospitais e já receberam a primeira dose do imunizante. “O tempo da vacinação entre a primeira e a segunda dose é de 14 a 21 dias, então temos profissionais que já estão nesse espaço de tempo, e a gente vai iniciar também a segunda dose”, afirmou nesta quinta-feira (11) a secretária da Saúde de Juazeiro do Norte, Francimones Albuquerque.

Há 9 mil idosos no grupo prioritário e as 1.730 doses da vacina Oxford/AstraZeneca não foram suficientes sequer para aplicar em todos os acamados.

A previsão é de que a vacinação de idosos em Juazeiro do Norte fique suspensa por uma semana, quando deve chegar um novo lote da CoronaVac, segundo a secretária.
“Tem uma previsão do estado de que na próxima semana a gente vai receber [novas doses da vacina], e a gente vai informar a população, vai retomar a vacinação. A nossa prioridade é vacinar o mais rápido possível”, diz.

Vacinas recebidas e aplicadas

O Ceará já recebeu quatro lotes de vacina:

18 de janeiro: 229.200 mil doses da CoronaVac

23 de janeiro: 72.500 doses da Oxford/AstraZeneca

25 de janeiro: 33.200 doses da CoronaVac

6 de fevereiro: 115 mil doses da CoronaVac

Conforme plano nacional de imunização, são priorizadas na primeira etapa profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia e idosos com 75 anos ou mais.
Em Juazeiro do Norte, os grupos prioritários devem agendar a vacinação por meio do telefone 0800 494 0277. A ligação deve ser feita entre segunda e sexta-feira, das 7h30 às 11h30, e de 13h30 às 17h30.

Mais de 187 mil pessoas já foram vacinadas no Ceará até 12h de quarta-feira (10), segundo a Secretaria da Saúde do Ceará.

📸 © Tânia Rêgo/Agência Brasil

Fonte: Portal G1 CE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem