Maiores volumes de chuva no Ceará devem ocorrer no Litoral Norte e Ibiapaba neste domingo


Com cenário favorável para chuvas no Estado, as regiões do Litoral Norte e da Ibiapaba devem concentrar os principais acumulados neste domingo (21), de acordo com previsão do tempo realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). 

Já as demais áreas cearenses devem apresentar precipitações pontuais. Fortaleza e Região Metropolitana, por exemplo, têm previsão de acumulados pouco expressivos no período da manhã e, à tarde, o céu deve ficar mais claro. 

No Litoral da Capital e no Maciço de Baturité são esperadas chuvas para a segunda-feira (22) e depois, que devem ocorrer entre a madrugada e a manhã. 

Área de instabilidade 

A Funceme aponta ainda que o cenário esperado é o mesmo até terça-feira (23), já que há uma aproximação de áreas de instabilidade do oceano Atlântico. 
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações neste período, encontra-se mais afastada da costa norte do Ceará.

Conforme a Funceme, foram registradas chuvas em 47 municípios entre as 7h do sábado (20) e 7h deste domingo (21). Em Fortaleza, a maior precipitação foi de 25 milímetros, no posto Messejana. 
Os maiores acumulados do período foram em Granja (50 mm); Ipu (47 mm); Pacujá (42 mm); São Gonçalo do Amarante (38 mm); e Reriutaba (38 mm). 

📸 Marciel Bezerra

Fonte: Diário do Nordeste

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem